22/11/2012 09h12 - Atualizado em 04/05/2016 15h17

Saiba quando vence o IPVA 2013 do seu carro

O imposto relativo a caminhões, ônibus e microônibus deve ser pago entre os meses de março e agosto, enquanto que para automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicleta o pagamento será entre os meses de abril e junho.

Quem fizer o pagamento em cota única terá desconto de 5%, mas também é possível parcelar em duas vezes.

O valor do imposto é calculado da seguinte forma: a alíquota para carros de passeio é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, veículos de carga, caminhões e ônibus, é de 1%. “As alíquotas no Espírito Santo estão entre as menores do País”, lembra o subsecretário da Receita Estadual, Gustavo Assis Guerra.

Ele recorda que outra diferença em relação à cobrança do IPVA no Espírito Santo e nos outros estados é que em grande parte deles a cobrança começa em janeiro. “Aqui, o calendário começa mais tarde para amenizar as despesas dos contribuintes no período de início de ano”, destaca.
O calendário diferenciado para caminhões, ônibus e microônibus, conforme praticado para o IPVA 2012, atende a demanda do setor de transportes do Estado. O objetivo é reduzir o impacto financeiro para grandes frotas, diluindo os diferentes vencimentos em seis meses - em vez de apenas três, como era feito anteriormente. A medida vale tanto para contribuinte pessoa jurídica quanto pessoa física.

O documento para pagamento do IPVA será enviado ao contribuinte via Correios, para o endereço cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) – por isso é importante que os proprietários de veículos mantenham seus dados cadastrais atualizados junto ao órgão.
Em caso de perda, ou se não receber o documento, o contribuinte pode retirar uma segunda via no site do Detran (http://www.detran.es.gov.br), nas Agências da Receita Estadual, ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Investimentos:

Em 2012, o pagamento do IPVA no Espírito Santo gerou, até novembro, R$ 372 milhões. Metade do valor arrecadado fica com o Estado e a outra parte vai para o município onde o carro foi emplacado.

Por lei, 25% dos recursos do IPVA são investidos em Educação pelas prefeituras e pelo Governo do Estado. As prefeituras também aplicam 15% do que é arrecadado com o imposto em Saúde, enquanto no Estado 12% do total do IPVA são destinados para esse fim. “O restante é aplicado em vários outros investimentos e melhorias para a população”, lembra o subsecretário Gustavo Guerra.

Fonte: www.es.gov.br