15/06/2008 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h11

Servidores do IPAJM marcam presença no VIII Encontro de Gestores Previdenciários do Estado

Disseminar informações sobre o panorama atual da previdência e seus desafios para o futuro. Esse foi um dos objetivos do VIII Encontro de Gestores Previdenciários do Espírito Santo, que se encerrou na tarde desta última sexta-feira (13) e contou com a participação de servidores do Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM). Cerca de 50 pessoas desse órgão, das áreas financeira, contábil, jurídica e benefício, marcaram presença nos dois dias de evento.

No primeiro dia de estudo foram abordados assuntos como paridade, aposentadorias especiais, cálculo da média, vantagens, 13º salário, teto e subteto. Participaram como debatedores a Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento do MPAS, Zanita de Marco, a assessora da Abipem, Magadar Rosália da Costa Briguet e o Procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Inácio Magalhães Filho.

Aspectos contábeis e atuariais foram debatidos na segunda parte do dia. Compuseram a mesa para conversar sobre esses temas o coordenador Geral de Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimento (MPAS), Otoni Guimarães Gonçalves, a consultora em contabilidade pública, Maria Regina Ricardo, a controladora de Recursos Públicos do TCEES, Simone Reinholz Velten, e o diretor do Escritório Técnico de Avaliação Atuarial (ETAA), Ricardo Dutzmann.

Vale destacar que entre os objetivos da realização do encontro também estão a consolidação das propostas em discussão entre os Regimes Próprios de Previdência Social, Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES) e a interação entre os institutos municipais de todo o Estado.

Na oportunidade, o presidente executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina, que participou como moderador do primeiro debate, fez questão de destacar os 85 anos de previdência no Brasil. “São 85 anos de história da Previdência que se mostra cada vez mais atuante, principalmente em lugares distantes do país, alcançando milhares de brasileiros, o que nos dá a exata dimensão de sua grandiosidade”.

Penina lembrou ainda os 57 anos de existência do IPAJM, os 50 anos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e os 28 anos da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM).

Segundo dia

No segundo dia de palestras, assuntos como investimentos, credenciamento de instituições financeiras e certificação de gestores entraram na pauta da discussão.

Abriram os debates o economista Fernando Daier, o diretor da Risck Office, Ronaldo de Oliveira, e o Coordenador Geral da Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimento (MPAS), Otoni Guimarães Gonçalves. Na seqüência houve a participação do presidente da ABIPEM, João Figueiredo, do Diretor Financeiro e Administrativo do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Vitória (IPAMV), Herickson Rubim Rangel e do Chefe de Investimentos do Bradesco, Aldo José da Silva.

Ao final da apresentação dos palestrantes foram abertos debates para que os participantes pudessem elucidar suas dúvidas.

O evento reuniu aproximadamente 150 pessoas no auditório do Tribunal de Contas/ES e teve o apoio do MPAS e da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).