“Perspectivas da Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social”, “Curso de Gestão”, “Redação Oficial”, “Oficina de elaboração de planos de capacitação”, “Curso Siarhes: Modulo Avaliação de Desempenho Individual – Decreto nº 3133”, “Curso de Redação Jurídica aplicada a Gestão Pública”, “Curso qualidade para excelência em atendimento público”, “Curso licitações públicas”. Estes são os temas centrais de capacitações, cursos e seminários que tiveram a participação de servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM).
Além dos cursos citados acima, servidores do IPAJM participaram também do “VIII Seminário Capixaba de Previdência”, do “Curso de Gestão de Documentos Públicos”, do “42º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para gestão pública”, do Curso de Gestão Pública Contemporânea”, do “1º Workshop – Perspectivas da Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social”, da palestra “Vivência de Compartilhamento da Gestão Pública” e do “Curso preparatório para certificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais(Anbima)”.
O presidente do IPAJM José Elias do Nascimento Marçal conta que, de janeiro a maio, um total de 45 servidores participaram desses cursos e que investir na qualificação é uma das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para promover a valorização do quadro de servidores, melhorar cada vez mais o atendimento ao público e garantir a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. “A política de gestão de pessoas do Governo tem como pilares cargo, carreira e reconhecimento. Com base neste direcionamento, o IPAJM segue apoiando os servidores que desejam se qualificar cada vez mais para o bom desempenho de suas funções”, disse Marçal.
Participante do 25º Congresso de Administração de Recursos Humanos - CARH, a subgerente de Recursos Humanos, Raquel Reisen Scardua, afirma que o conhecimento é intrínseco ao ser humano. “A qualificação profissional se baseia no desenvolvimento do conhecimento, relevante ferramenta de desenvolvimento de carreira. Suprir os padrões de exigências galopantes de um serviço público eficiente denota a busca por um servidor produtivo, focado e que aprimore seus conhecimentos e habilidades profissionais, estando, desta forma, apto a desempenhar suas atividades. No entanto, deve-se considerar todos os níveis de aprendizagem, fazer uso dos recursos disponíveis, sistematizando seus conhecimentos e a realização das tarefas”, frisou Raquel.
A subgerente explica que o profissional atual deve ser dinâmico, atuante e conhecedor. Este profissional deve inovar em sua atuação, vencendo desafios e contribuindo para a instituição na qual trabalha. “A busca pelo conhecimento é salutar para o crescimento e expansão profissional. É o diferencial”, destacou.
O servidor Diogo Francisco da Silva, que atua no setor de Protocolo do Instituto, conta que neste ano participou do curso “Gestão Documental”, realizado em Brasília, e citou a experiência como uma grande oportunidade. “Em 2013 fiz outros cursos na área ligada à administração. No Protocolo há um planejamento voltado para a gestão documental e as práticas arquivísticas. O chefe do setor fez o curso com o mesmo tema e outros servidores da área, futuramente, participarão também”, frisou.
De acordo com Diogo as participações em cursos resultarão em um trabalho sólido de equipe, pois os servidores estão se preparando para planejar e otimizar o funcionamento do arquivo do Instituto por meio da instalação da Comissão de Avaliação Permanente de Documentos (CAPD), da criação do plano de classificação, da tabela de temporalidade documental e do fluxograma do Instituto.
“A iniciativa de buscar a qualificação partiu dos servidores. Mas para colocar tudo em prática recebemos apoio do IPAJM. O curso foi muito bom, contou com a participação de profissionais renomados, além de participantes de várias regiões do país. Tão importante quanto o conteúdo do curso em si, foi a troca de experiência a respeito de gestão documental e arquivística, além, é claro, do compartilhamento das mais variadas experiências administrativas, por meio do debate e dos relatos das atividades cotidianas nos Órgãos de origem de cada participante, o que muito contribuiu para a minha formação profissional. Ao final do curso recebemos certificados”, completou Diogo.