06/06/2012 06h54 - Atualizado em 04/05/2016 15h14

Sesa integra CRE Vila Velha ao CRE Metropolitano

A proposta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é estruturar melhor os serviços para atender à regionalização, e o planejamento da Saúde proposto para o Estado. Assim, cada região (São Mateus, Colatina, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim) contará com um Centro Regional de Especialidades. Na Superintendência Regional de Saúde de Vitória, portanto, o CRE Metropolitano ficaria responsável pelos serviços.

Com a integração, 15 médicos serão transferidos para o CRE Metropolitano, um para o Crefes e cinco serão cedidos para a Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Todos os pacientes atendidos atualmente em Vila Velha terão seus prontuários transferidos para o serviço em Cariacica.

“Vamos centralizar os serviços em um só local visando à integralidade do cuidado, dentro da lógica da regionalização e perfilização dos serviços de saúde”, destaca a gerente de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Melissa Oliveira. Assim, pacientes que se deslocam de cidades do interior, por exemplo, para a Região Metropolitana, serão todos atendidos em um só local, onde poderão fazer consultas em 20 diferentes especialidades e exames.

Com a integração, haverá aumento da oferta de consultas ambulatoriais no CRE Metropolitano em aproximadamente mil por semana, passando para 5.602 a quantidade de consultas semanais oferecidas. A coordenadora do CRE Metropolitano, Daysi Behning, destaca que esse número também foi ampliado recentemente com a contratação de oito novos médicos para atuarem no Centro, possibilitando mais cerca de 2.240 consultas mensais.

Além da maior oferta de consultas, serão implantados novos serviços de referência no CRE Metropolitano, voltados para o atendimento de pessoas com câncer de pele e para a saúde do homem, este último com foco na prevenção e diagnóstico de câncer de próstata. Também haverá ampliação do Programa de Ostomizados, que atende a pacientes submetidos à intervenção cirúrgica no intestino.

O CRE de Vila Velha funciona nas dependências do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), e realiza somente consultas médicas, não dispondo de programas e/ou exames complementares e de média complexidade, comprometendo, portanto, a integralidade do cuidado.

Com a integração ao CRE Metropolitano, o espaço físico a ser desocupado – que conta com 24 consultórios - será utilizado pelo Himaba para a ampliação dos serviços.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa.