29/01/2013 09h23 - Atualizado em 04/05/2016 15h18

Tratamento oncológico conta com novo aparelho de radioterapia

Na oportunidade, o governador Renato Casagrande solidarizou-se com as famílias atingidas pela tragédia em uma boate no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

"Estamos aqui entregando mais um importante investimento do Governo do Estado na saúde pública do Espírito Santo, mas não podemos deixar de externar nossa solidariedade aos irmãos brasileiros afetados pela triste e grave tragédia no Rio Grande do Sul. Já fiz contato com o governador Tarso Genro para colocar o Governo capixaba à disposição para atender a qualquer pedido de ajuda ou emergência daquele Estado", afirmou Casagrande.

ACELERADOR LINEAR - O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Saúde José Tadeu Marino, acompanhados por representantes da diretoria da unidade hospitalar, fizeram uma visita e conheceram o local onde está instalado o acelerador linear.

O secretário falou sobre a importância do Hospital na área da oncologia. "Para nós é sempre muito bom vir ao Santa Rita que, historicamente, presta serviços à sociedade capixaba e é uma referência em oncologia. O Estado sente-se muito feliz com essa parceria. Esse investimento já está a serviço da população", destacou Marino.

Ele ressaltou ainda as parcerias com os filantrópicos. "A Secretaria é parceira dos hospitais filantrópicos. Acabamos de assinar convênios com oito instituições porque sabemos da importância delas na complementação dos atendimentos na rede pública. Queremos continuar com essa parceria e estar sempre aqui fazendo nova entrega à população", disse.

TRATAMENTO - O acelerador linear é uma das formas de promover tratamento radioterápico. O procedimento é feito sem a necessidade de contato direto do aparelho com o corpo do paciente. Trata-se de uma tecnologia mais precisa, que visa às células tumorais, acometendo o mínimo possível as células saudáveis.

Além de maior precisão, o equipamento tem um desempenho de funcionamento mais rápido, o que contribui para aumentar a capacidade de atendimento quando comparado a outros métodos de radioterapia – como a cobaltoterapia, por exemplo.

Outra vantagem apresentada pelo acelerador linear é que pode substituir cirurgias invasivas, podendo alcançar tumores em locais inoperáveis no corpo humano por meio dos métodos cirúrgicos convencionais.

DADOS - Em 2011, foram realizadas 167.532 aplicações de radioterapia por meio Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, totalizando um gasto de R$ 6,6 milhões.

De janeiro a novembro de 2012, o número de aplicações foi de 157.508. O custo projetado para o ano passado inteiro é de aproximadamente R$ 7 milhões.

O Hospital Santa Rita é classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e, como tal, tem abrangência para o tratamento de dois mil casos novos de câncer por ano segundo parâmetros do Ministério da Saúde (MS). Estima-se que desse total, 1.400 pacientes precisem passar por radioterapia.

A Unidade, assim como o Hospital Evangélico de Vila Velha e a Santa Casa de Misericórdia de Vitória, é referência para pacientes da Região Metropolitana. No Sul, os serviços são prestados pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e no Norte pelo Hospital Rio Doce, em Linhares. O Hospital Estadual Infantil de Vitória é referência para câncer infantil em todo o Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
www.dio.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard