16/03/2026 16h37 - Atualizado em 17/03/2026 09h31

Alteração no procedimento de entrega do resultado da perícia médica (GIM)

A Diretoria de Perícia Médica e Social (DMS) do IPAJM informa que, em 9 de março de 2026, entrou em vigor um novo procedimento para a entrega da Guia de Inspeção Médica (GIM), documento que apresenta o resultado da perícia médica. A mudança está prevista na Portaria nº 23-R/2025, que institui o Manual de Perícia Médica.

O documento não será mais entregue ao servidor periciado. A Guia de Perícia Médica passa a ser encaminhada diretamente ao setor de Recursos Humanos do órgão de origem do servidor, no prazo de até 3 (três) dias úteis após a realização da perícia.

Destaca-se que essa medida busca, por exemplo, aumentar a segurança das informações e melhorar o controle administrativo e a tramitação dos documentos.

Envio da GIM aos órgãos

Aqueles que utilizam Edocs: o envio da GIM será feito por meio da própria plataforma;

Aqueles que não utilizam o Edocs: é necessário que o órgão encaminhe e-mail à Diretoria de Perícia Médica e Social periciamedica@ipajm.es.gov.br informando o nome do responsável pelo recebimento das Guias e o endereço de e-mail institucional para o qual os documentos deverão ser remetidos.

Clique aqui e confira o Manual na íntegra!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard