Termina nesta sexta-feira (31), o prazo para que o aposentado e pensionista do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) com inicial do nome de A a I regularize sua situação de Recadastramento/2019 obrigatório da autarquia. Aqueles que não se recadastrarem até essa data terão o pagamento do benefício suspenso a partir da folha de pagamento do mês de junho deste ano, conforme prevê o Edital nº3. A lista dos beneficiários que ainda estão com pendências nessa ação, pois não fizeram uma ou ambas as etapas do recadastro, está disponível no portal eletrônico www.ipajm.es.gov.br.
Nessa página, na parte principal, no conteúdo do banner Recadastramento / 2019, constam três tipos de relação nominal, conforme mostra imagem abaixo:
“O recadastramento está previsto em lei e é de extrema importância para o Instituto, pois evita o pagamento de benefícios indevidos, também possibilita que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários quando, por exemplo, do envio de correspondências, como contracheques, comunicados de decisões e ofícios”, explica o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal.
Destaca-se que, conforme a Portaria nº 02, que dita as regras do Recadastramento/2019, o beneficiário do IPAJM deverá proceder com as duas etapas exigidas nessa legislação para que o recadastro seja validado. São elas: prova de vida, nas agências do Banestes, e atualização de dados cadastrais, pela internet, na página do Instituto.
“Se a pessoa não realizou nenhuma das duas etapas, prova de vida e cadastro online, o nome dela constará na lista de pendências, disponível no site do Instituto, no banner referente ao Recadastramento. Caso ela tenha feito apenas a atualização cadastral, por exemplo, o nome estará na relação de pendência de prova de vida, também inserida nessa página”, explica a diretora Técnica do IPAJM, Mariana do Nascimento Gonçalves, que também é coordenadora do Recadastramento.
Ainda de acordo com a coordenadora do Recadastramento, “nesta sexta-feira (31), o Instituto divulgará na página da autarquia uma nova listagem dos beneficiários que persistiram com pendência no recadastro”.
Regras recadastramento
O período em que os aposentados e pensionistas precisam fazer o recadastramento é determinado pela letra inicial do nome.
Toda essa atividade envolve cerca de 40 mil beneficiários que fazem parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas. Quem não se recadastrar terá o pagamento suspenso até que a situação seja regularizada.
Etapas
O beneficiário deve comparecer a uma das agências do Banestes munido de documento de identificação com foto como, carteira de identidade (RG) ou de habilitação (CNH) e número funcional, se dirigir a um dos guichês de atendimento. Após o término do procedimento, a pessoa receberá um comprovante entregue pelo atendente do Banco que comprovará a participação nessa etapa.
Saiba quais agências mais próximas de você, pelo link: https://wwws.banestes.com.br/netib/AgenciasBanestes?tipo=AGN
Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o sítio eletrônico do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, entrar no banner Recadastramento 2019. Ao final desse processo será emitido recibo para atestar a conclusão da atualização.
Casos especiais
Os aposentados e pensionistas que residem em outro estado ou país, ou que não podem se locomover a uma agência do Banestes para fazer a prova de vida, ou são incapazes, entre outros casos específicos, devem acessar o sítio eletrônico www.ipajm.es.gov, e clicar no referido banner para saber como devem se recadastrar.
Outra opção é entrar em contato com o tele atendimento do IPAJM nos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
IPAJM
O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.
Dúvidas?
Para mais informações acesse, http://www.ipajm.es.gov.br/recadastramento_2019, ou entre em contato pelos canais de tele atendimento IPAJM: (27) 3201-3180 e 0800-2836640.
Central de Atendimento do Instituto, localizada na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, bairro Santa Lúcia – Vitória/ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carol Paixão
(27) 3636-4189/4190 / (27) 98817-4825