19/06/2019 15h29

Prazo de suspensão de benefício de aposentado e pensionista com inicial de A a I é prorrogado

O beneficiário (aposentado ou pensionista) do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) com iniciais do nome de A ao I que ainda não regularizaram a situação do recadastramento obrigatório da autarquia. O prazo de suspensão de benefícios foi prorrogado para o dia 10 de julho, de acordo com o edital nº 5/2019, publicado nesta terça-feira (08), no Diário Oficial do Estado. Anteriormente, a data limite era 11 de junho – prevista no Edital nº4.

Clique aqui e confira o Edital nº5 na íntegra.

“O beneficiário que faz parte do primeiro período do recadastramento - aqueles que têm nome iniciado de A até I - com pendência por não ter feito uma ou ambas as etapas do recadastro (atualização de dados cadastrais e prova de vida) deve regularizar sua situação para não ter o pagamento do benefício suspenso pelo Instituto”, orienta a diretora Técnica do IPAJM, Mariana do Nascimento Gonçalves, que coordena o Recadastramento/2019.

Ainda segundo a coordenadora, “esse aumento no prazo para suspender benefícios é de caráter excepcional e foi realizado devido a questões técnicas de inconsistências no sistema do recadastramento”.

Regra geral

Período por letra

O período em que os beneficiários – segurados que fazem parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas – precisam proceder com o recadastramento é determinado pela letra inicial do nome, conforme mostra quadro abaixo.

O recadastramento deve ser feito em duas etapas obrigatórias: atualização de dados cadastrais e prova de vida.

Prova de vida

Em relação à prova de vida, que deve ser feita de forma presencial, o beneficiário precisa comparecer a uma das agências do Banestes munido de documento de identificação com foto como carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e número funcional e se dirigir a um dos guichês de atendimento. Após o término do procedimento, a pessoa receberá um comprovante entregue pelo atendente do Banco que comprovará a participação nessa etapa.

Saiba quais agências mais próximas de você, pelo link: <https://wwws.banestes.com.br/netib/AgenciasBanestes?tipo=AGN>

Atualização de dados

Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, entrar no banner Recadastramento 2019. Ao final desse processo, será emitido recibo para atestar a conclusão da atualização.

Destaca-se que, caso o beneficiário não proceda com uma dessas etapas, o processo não será válido.

As regras do Recadastramento 2019 estão disponíveis na Portaria nº 02-R, publicada no Diário Oficial do dia 11 de fevereiro de 2019, e os editais que tratam dessa ação constam no site www.ipajm.es.gov.br

“O recadastramento está previsto em lei e é de extrema importância para o Instituto, pois evita o pagamento de benefícios indevidos, também possibilita que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários quando, por exemplo, do envio de correspondências, como contracheques, comunicados de decisões e ofícios”, explica o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal. 

Serviço

  • Recadastramento dos aposentados e pensionistas do IPAJM; cerca de 40 mil pessoas;
  • Duas etapas obrigatórias: prova de vida presencial, no Banestes, e atualização de dados, via internet (www.ipajm.es.gov.br);
  • Quando fazer: de acordo com a letra inicial do nome do próprio beneficiário; quadro acima.

Dúvidas?

www.ipajm.es.gov.br, no link https://ipajm.es.gov.br/recadastramento_2019

Tele atendimento IPAJM: (27) 3201-3180 e 0800-2836640;

Presencial: Central de Atendimento do Instituto, localizada na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, bairro Santa Lúcia – Vitória/ES.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IPAJM

Carol Paixão

(27) 3636-4189/4190 / (27) 98817-4825

comunicacaoipajm@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard