28/06/2019 17h43 - Atualizado em 28/06/2019 17h44

IPAJM divulga lista de candidatos aptos a disputar a Eleição dos Conselhos da autarquia

Nesta sexta-feira (28), o Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) publicou, no Diário Oficial, a lista prévia dos candidatos que tiveram o pedido de inscrição deferido para concorrer a uma das vagas dos Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia, bem como os pedidos indeferidos, por meio das Resoluções 001 e 002, respectivamente.

Clique aqui para conferir as Resoluções.  

A Eleição para a escolha dos novos representantes dos Colegiados será realizada nos dias 23 e 24 de julho deste ano. Poderão votar cerca de 70 mil segurados, entre servidores ativos efetivos - civis e militares – e aposentados.

 Ao todo, 18 pessoas estão habilitadas para concorrer, sendo 12 do administrativo e 6 do fiscal.

 “A lista divulgada nesta sexta dos candidatos é a lista prévia. A previsão é de que a Comissão Eleitoral torne pública a lista definitiva no dia 5 de julho”, explica o coordenador da Comissão Eleitoral, Talmom Ebenezer de Mendonça.

 Vale lembrar que os interessados poderão apresentar impugnações às candidaturas até às 18h da próxima segunda (01), na Central de Atendimento (CAT) do IPAJM. O setor funciona a partir das 8h, e está localizado na Avenida Cezar Hilal, nº 1345 - Santa Lúcia.

 Além disso, conforme o Decreto nº 2495-R/2010, o candidato que teve sua inscrição indeferida pode formular pedido de reconsideração, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas imediatamente após o recebimento do indeferimento emitido pela Comissão Eleitoral.

 Processo eleitoral

No total, serão eleitos três membros para cada um dos Colegiados, bem como os seus respectivos suplentes, conforme demonstrado abaixo:

Vagas 

Conselho Administrativo

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares

1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

Conselho Fiscal

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis

1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares

1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

O coordenador da Comissão Eleitoral dá orientações sobre como os eleitores devem proceder com a escolha dos candidatos. “Para votar, o eleitor tem que levar em consideração a categoria a qual esteja vinculado. Caso ele seja, por exemplo, servidor ativo estadual terá que votar em representantes de sua categoria, ou seja, um voto para um representante dos servidores ativos do Conselho Administrativo e um voto para os ativos do Conselho Fiscal”.

Eleitores do Poder Executivo

O processo de votação será realizado de forma digital para todos os eleitores do Poder Executivo. Eles irão votar por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônicohttps://sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login, utilizando o número funcional e senha, que é a mesma usada para acessar contracheques e informe de rendimento. Obrigatoriamente, o eleitor terá que votar em um membro para cada conselho ou em branco.

Caso o aposentado tenha perdido a senha ou ela esteja inválida, ele deve acessar o item “Clique aqui”, nesse Portal, de acordo com imagem abaixo.  Mais informações no link https://ipajm.es.gov.br/atualizacao-cadastro-e-mail

Em relação aos servidores ativos, basta seguir as orientações constantes no link a seguir: https://servidor.es.gov.br/senha-de-acesso-para-o-portal-do-servidor

Eleitores de outros Poderes

Os eleitores que fazem parte dos Poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública vão votar por meio de cédulas. O documento será enviado, pelo IPAJM, via Correios, à residência de cada um. O retorno da correspondência não terá custos para o servidor. Atenção: somente serão consideradas válidas as cédulas que chegarem ao Instituto até às 18 horas do dia 24/07/2019.

Os Conselhos e suas atribuições

A Lei Complementar 282/2004, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização.

Para mais informações acesse www.ipajm.es.gov.br, no menu à esquerda da página, clique no item Conselhos.

 

 

Informações à imprensa 

Assessoria de Comunicação do IPAJM

Carol Paixão 

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3636.4189/ 98817.4825

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