04/07/2019 17h18 - Atualizado em 05/07/2019 09h44

IPAJM divulga lista de candidatos na eleição dos Conselhos da autarquia

A lista definitiva dos candidatos que irão concorrer às vagas nos Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), gestor do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência), foi publicada nesta quinta-feira (04), no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução nº 006/2019. 

A eleição acontecerá nos dias 23 e 24 de julho próximos. Os cerca de 70 mil segurados, servidores ativos, civis e militares, e aposentados vinculados a esse Regime, terão a oportunidade de escolher seus representantes para atuar nesses Colegiados. A votação será facultativa.

Clique aqui e confira a relação nominal dos candidatos.

O presidente-executivo do Instituto, José Elias Marçal, destaca que é fundamental que os segurados, ativos e inativos de todos os Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública se envolvam nesse processo e exerçam o seu direito ao voto. “Dessa forma, eles vão eleger pessoas que terão uma missão de extrema importância junto ao IPAJM, pois poderão ajudar e auxiliar no fortalecimento e decisão de novos rumos para a gestão da previdência estadual”, disse.

No total, serão eleitos três membros para cada um dos Conselhos, e os seus respectivos suplentes, conforme demonstrado abaixo.

Vagas

Conselho Administrativo

  • 1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis
  • 1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares
  • 1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

Conselho Fiscal

  • 1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos civis + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos civis
  • 1 (um) representante TITULAR dos servidores ativos militares + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores ativos militares
  • 1 (um) representante TITULAR dos servidores inativos + 1 (um) representante SUPLENTE dos servidores inativos

Para votar, o eleitor tem que levar em consideração a categoria a qual esteja vinculado, como explica o coordenador da Comissão Eleitoral, Talmom Ebenezer de Mendonça. “Caso ele seja, por exemplo, servidor ativo estadual, terá que votar em representantes de sua categoria, ou seja, 1 voto para um representante dos servidores ativos do Conselho Administrativo e 1 voto para um representante dos servidores ativos do Conselho Fiscal”, orienta.

Ainda segundo Mendonça, “o eleitor que tiver um vínculo ativo e outro inativo terá direito a 2 votos, um para cada categoria a qual pertence, e o que tiver dois vínculos ativos ou dois vínculos inativos somente terá direito a único voto para cada Conselho”, explica.

Eleitor do Poder Executivo: saiba como votar

O processo de votação será realizado de forma digital para todos os eleitores do Poder Executivo. Eles irão votar por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônico - https://sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login - utilizando o número funcional e senha, que é a mesma usada para acessar contracheques e informe de rendimento. Obrigatoriamente, o eleitor terá que votar em um membro para cada conselho ou em branco.

Caso o aposentado tenha perdido a senha ou ela esteja inválida, ele deve acessar o item “Clique aqui”, nesse Portal, de acordo com imagem abaixo.  Mais informações no link https://ipajm.es.gov.br/atualizacao-cadastro-e-mail.

Em relação aos servidores ativos, basta seguir as orientações constantes no link a seguir: https://servidor.es.gov.br/senha-de-acesso-para-o-portal-do-servidor

Com objetivo de ampliar o acesso desses eleitores à internet, durante os dois dias de eleição – 23 e 24 de julho – computadores estarão conectados à rede em escolas estaduais de diversos municípios do Estado para que os segurados possam votar.  Confira aqui a lista das escolas!

Eleitor de outro Poder: saiba como votar

Os eleitores que fazem parte dos Poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública vão votar por meio de cédulas. O documento será enviado, pelo IPAJM, via Correios, à residência de cada um. O retorno da correspondência não terá custos para o servidor. Atenção: somente serão consideradas válidas as cédulas que chegarem ao Instituto até às 18h do dia 24/07/2019.

Os Conselhos e suas atribuições

A Lei Complementar 282/2004, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização.

Entre as atribuições do Conselho Administrativo estão analisar e aprovar a proposta orçamentária anual do Instituto e analisar e deliberar sobre os programas de aplicações financeiras dos recursos dos fundos.

Ao Conselho Fiscal compete analisar e aprovar, por parecer, as periódicas prestações de contas efetuadas pela Presidência do IPAJM, sobretudo os balancetes e os balanços, dando-os por irregulares quando for o caso, fixar prazo para regularização das contas examinadas e rejeitadas, denunciando ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público em caso de descumprimento, entre outras atribuições. Confira mais em www.ipajm.es.gov.br, no menu à esquerda no item Conselhos.

IPAJM

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, e arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.



Serviço:
Eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal;
Data: 23 e 24 de julho/2019;
Votação facultativa;
Clique aqui e confira a lista de candidatos;

Dúvidas? 
Acesse https://ipajm.es.gov.br/eleicaoconselhos2019 
E-mail: eleicao.conselhos@ipajm.es.gov.br 
Contatos:0800-2836640 e (27) 3201-3180.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carol Paixão
(27) 3636-4189 / 98817-4825
comunicacaoipajm@gmail.com
comunicacao@ipajm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard