Os beneficiários do Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM) que ainda não se recadastraram devem ficar atentos. Nesta quarta-feira (23) foi publicado, no Diário Oficial, o edital 005/2009, por meio do qual são convocados os aposentados cujos nomes começam pelas letras de F a M e também os pensionistas de segurados com nomes iniciados por essas mesmas letras, e que já deveriam ter feito a renovação obrigatória do cadastro.
Este grupo deve atender à convocação até o dia 15 de outubro, a fim de garantir o recebimento de seus benefícios. A coordenadora do recadastramento, Gabriela Salgado, informa que aproximadamente 2.000 pessoas se encontram nessa situação.
“Esses beneficiários devem se dirigir a uma das agências do Banestes até a data final. Caso esse procedimento não ocorra, os benefícios serão suspensos”, alerta.
No edital (disponível no final desta matéria) é possível conferir o nome dos beneficiários que precisam comparecer a qualquer agência do Banestes, até o dia 15 de outubro.
Os demais aposentados e pensionistas do IPAJM devem respeitar o calendário já divulgado. Confira abaixo:
PERÍODO
N a Z
15/09 a 13/11
Acamados
Os beneficiários acamados ou com impossibilidade de locomoção, que entraram em contato com o Instituto para agendar o recadastramento domiciliar, devem aguardar a visita da equipe do IPAJM.
“Se o aposentado ou pensionista que se encontra nessa situação já entrou em contato com o Instituto, não precisa se preocupar com a suspensão do pagamento, basta aguardar a visita da nossa equipe”, esclarece a coordenadora.
É válido destacar que, se o beneficiário está acamado ou com impossibilidade de se locomover e ainda não marcou a visita, é preciso agendá-la logo, caso contrário, o pagamento poderá ser suspenso.
Para agendar a visita, ligue para o 0800-2836640 ou envie mensagem eletrônica para o endereço ipajm@ipajm.es.gov.br, informando seu número funcional, nome e endereço completos e um telefone para contato.
Documentos necessários
O beneficiário deverá se identificar como aposentado e/ou pensionista. Em seguida, é necessário que apresente:
- documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, passaporte ou outro documento de identificação oficial)
- CPF e contracheque
- Não é necessário deixar cópias dos documentos, basta apresentar os documentos originais
Caso o beneficiário seja menor de idade e não possua um documento com foto é necessário que, na hora de efetuar a atualização cadastral, o seu responsável esteja munido da Certidão de Nascimento do dependente. Sem a apresentação desse documento, o recadastramento não será efetuado.
Casos especiais
- Caso a pessoa seja aposentada e, também, beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o benefício de pensão.
Nesse caso, para a comodidade do aposentado, ele deverá procurar a agência apenas uma vez para se recadastrar nos dois benefícios. Além disso, esse beneficiário deve ficar atento ao período de seu recadastramento, pois, se seu nome começar com F e o nome do instituidor de pensão começar com Z, ele fará a renovação cadastral no período correspondente à sua letra, uma vez que a letra F vem antes da Z.
- Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão. Nesse caso, como são dois instituidores, por exemplo, Pedro e Neide (nomes fictícios), o beneficiário deve se recadastrar no período de 15/09 a 13/11, referente à letra N, de Neide, que vem primeiro que a letra P, de Pedro.
- Os beneficiários domiciliados no Estado que não puderem se locomover até a uma agência do Banestes deverão entrar em contato pelo telefone 0800-2836640 para agendar o recadastramento em sua residência.
Residentes em outro estado ou país
Os aposentados e pensionistas residentes em outro Estado deverão preencher o Formulário de Recadastramento, disponível no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br (banner Recadastramento), assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma em Cartório Público e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto.
Os beneficiários que estão morando fora do Brasil também deverão preencher o Formulário de Recadastramento, assinar, reconhecer a autenticidade da firma na embaixada ou consulado do Brasil e remeter imediatamente para o Setor de Recadastramento/IPAJM.
O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/IPAJM
3332-4603/3381-6652/ 9946-4467