09/04/2015 07h40 - Atualizado em 04/05/2016 15h21

Atenção servidor: inspeção médica deve ser previamente agendada

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) orienta o servidor público estadual, vinculado ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-PREVIDÊNCIA), que necessita passar por inspeção na Central de Perícia Médica do Instituto a agendá-la previamente. Há duas formas: pela internet, no site www.ipajm.es.gov.br, ou por telefone.

Quem optar por marcar inspeção via web deve acessar a página institucional do IPAJM (www.ipajm.es.gov.br), no banner intitulado Marcação de Perícia Médica - disponível à direita da tela - clicar no link correspondente ao tipo de perícia que deseja: comum ou admissional. Depois disso, é necessário preencher formulário específico com algumas informações, entre elas, a melhor data para o exame e dados pessoais, tais como CPF e RG.

As pessoas que preferirem proceder com o devido agendamento por meio de contato telefônico, devem ligar gratuitamente para 0800-2836640 e optar pela opção 1.

Destaca-se que as perícias são para constatar ou não a capacidade, incapacidade - temporária ou definitiva - para o trabalho, existência ou não de doença grave, caracterização ou não de acidente em serviço/doença profissional, invalidez definitiva, entre outros tipos.

Regra

Os servidores efetivos do Estado somente poderão tirar licença médica para o tratamento da própria saúde apresentando atestado médico diretamente no setor de Recursos Humanos no órgão em que trabalha, se essa não exceder a cinco dias, consecutivos ou não.

Caso o período de afastamento seja superior a cinco dias, as licenças deverão ser concedidas pelo Instituto de Previdência do Estado, por meio da Gerência de Perícia Médica e Social, após avaliação do médico perito.

Documentos

No dia e horário agendados para a inspeção médica, o servidor precisa comparecer na Perícia Médica do Instituto munido da Guia de Inspeção Médica (GIM), que é retirada no setor de Recursos Humanos de seu órgão de origem; atestado médico contendo a Classificação Internacional de Doenças (CID) e carimbo médico, e um documento de identidade com foto.

Em caso de licença maternidade, é fundamental apresentar também a Certidão original de Nascimento do bebê, bem como entregar cópia simples desse documento.

A Perícia Médica do IPAJM está situada provisoriamente na Rua Desembargador José Batalha, 121, no Bairro Consolação, em Vitória. O atendimento acontece das 8 às 17h30. Os telefones de contato são (27) 3381-6648 ou 3381-6650.

Comissionados e DTs

Os servidores ocupantes exclusivamente de cargo comissionado e os contratados por tempo determinado, e em Designação Temporária (DTs), independentemente do número de dias de afastamento não serão submetidos à Perícia Médica do Estado. Isso porque eles são vinculados ao regime geral de previdência social, administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard