17/11/2009 22h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h13

Beneficiário incluído no 3º período do recadastramento deve se recadastrar até o próximo dia 15

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) incluídos no 3º período do recadastramento, que ainda não se recadastraram, têm até o próximo dia 15 para efetuar a devida atualização cadastral e, assim, garantir o benefício.

A lista nominal dos beneficiários que precisam comparecer a uma das agências do Banestes para participar desse evento está disponível no final desta matéria - Link Edital nº08/2009.

Vale destacar que esse Edital é destinado apenas aos aposentados com inicial do nome entre N e Z e pensionistas, cujo instituidor de sua pensão tem inicial entre essas mesmas letras, e que ainda não providenciaram o cadastro.

Procedimentos

As pessoas relacionadas no Edital nº08/2009 – 678 aposentados e 177 pensionistas, devem se dirigir a uma das agências do Banestes, distribuídas em todo o Estado, até o próximo dia 15, munidos de um documento com foto, CPF e contracheque, para que possam efetuar o recadastramento.

“Quem não responder essa convocação terá o pagamento suspenso, uma vez que a renovação do cadastro é obrigatória”, alerta a coordenadora do Recadastramento/2009, Gabriela Salgado.

Ao aposentado ou pensionista que não puder comparecer ao banco por estar acamado ou com impossibilidade de locomoção, o IPAJM informa que disponibilizou um atendimento especial: o recadastramento será realizado no próprio domicílio do beneficiário por uma equipe do Instituto. Para isso, é necessário agendar a visita pelo telefone 0800-283-6640 ou enviar mensagem eletrônica para o endereço ipajm@ipajm.es.gov.br, informando o número funcional do beneficiário, nome e endereço completos e um telefone para contato.

Na oportunidade, Gabriela esclarece que “se o aposentado ou pensionista que se encontra nessa situação já entrou em contato com o Instituto, não precisa se preocupar com a suspensão do pagamento, basta aguardar a visita”.

Objetivo

O objetivo do recadastramento é atualizar informações cadastrais e funcionais dos aposentados e pensionistas do Estado e, também, combater fraudes nos benefícios.

“É necessário manter a base de dados do Instituto sempre atualizada e completa, pois o contracheque, a declaração do Imposto de Renda, dentre outras correspondências, são entregues via Correios, e alguns beneficiários deixam de recebê-las, porque mudam de endereço e acabam não comunicando ao Instituto”, explica a coordenadora do recadastramento.

Casos especiais

Caso a pessoa seja aposentada e também beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o de pensão.

Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão.

Residentes em outro Estado ou país

Os aposentados e pensionistas residentes em outro Estado deverão preencher o Formulário de Recadastramento, disponível no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br (banner Recadastramento), assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma em Cartório Público e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto.

Os beneficiários que estão morando fora do Brasil também deverão preencher o Formulário de Recadastramento, assinar, reconhecer a autenticidade da firma na Embaixada ou Consulado do Brasil e remeter imediatamente para o Setor de Recadastramento.

O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº. 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard