03/09/2009 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h13

Beneficiários do 2º período devem ficar atentos ao prazo final de recadastramento

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM), que fazem parte do 2º período do recadastramento deste ano e não atualizaram os seus dados, devem se apressar para participar dessa renovação cadastral. Isso porque, o prazo final dessa etapa se encerra após o feriado, no próximo dia 14. Vale destacar que cerca de 3 mil pessoas ainda não participaram da ação e podem ter o benefício suspenso caso não se recadastrem.

Lembrando que são considerados beneficiários da segunda fase, os aposentados com inicial do nome entre as letras F e M e pensionistas, cujo instituidor de sua pensão tem inicial entre essas mesmas letras. O recadastramento é realizado nas agências do Banestes.

“O prazo vence no dia 14 e, por causa do feriado, o beneficiário terá poucos dias para se recadastrar. Por isso, ele deve se encaminhar, o mais rápido possível, a uma das agências do Banestes - distribuídas em todo o Estado, munido de documento com foto, CPF e contracheque”, disse a coordenadora do Recadastramento, Gabriela Salgado.

Ela ressalta que a atualização cadastral é obrigatória para todos os aposentados e pensionistas do IPAJM. “Isso significa que o cadastro abrange aposentados e pensionistas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público”.

O Recadastramento é presencial

O recadastramento deve ser feito de forma presencial, nas agências do Banestes, no horário de atendimento bancário. No ato do recadastro, o beneficiário deverá se identificar como aposentado e/ou pensionista. Em seguida, é necessário que apresente: documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, passaporte ou outro documento de identificação oficial), CPF e contracheque.

Caso o beneficiário seja menor de idade e não possua um documento com foto é necessário que, na hora de efetuar a atualização cadastral, o seu responsável esteja munido da Certidão de Nascimento do dependente. Sem a apresentação desse documento o recadastramento não será efetuado.

O objetivo do processo, que este ano teve início no dia 15 de maio, é cumprir o que está previsto no artigo 14 da Lei Complementar Estadual nº 282/2004, pelo qual o beneficiário é obrigado a se recadastrar periodicamente, sob pena de suspensão do pagamento.

Última fase do cadastro

Os demais aposentados e pensionistas do IPAJM devem respeitar o calendário já divulgado. Confira abaixo:

PERÍODO
N a Z
15/09 a 13/11

Os beneficiários acamados ou com impossibilidade de locomoção, que entraram em contato com o Instituto para agendar o recadastramento domiciliar, devem aguardar a visita da equipe do IPAJM.

“Se o aposentado ou pensionista que se encontra nessa situação, já entrou em contato com o Instituto, não precisa se preocupar com a suspensão do pagamento, basta aguardar a visita da nossa equipe”, esclarece a coordenadora da ação”.

É válido destacar que, se o beneficiário está acamado ou com impossibilidade de se locomover e ainda não agendou a visita, é preciso agendá-la logo, caso contrário, ele corre o risco de ter o pagamento suspenso.

Para agendar a visita ligue para o 0800-2836640 ou envie mensagem eletrônica para o endereço ipajm@ipajm.es.gov.br, informando seu número funcional, nome e endereço completos e um telefone para contato.

Casos especiais

- Caso a pessoa seja aposentada e, também, beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o benefício de pensão.

Nesse caso, para a comodidade do aposentado, ele deverá procurar a agência apenas uma vez para se recadastrar nos dois benefícios. Além disso, esse beneficiário deve ficar atento ao período de seu recadastramento, pois, se seu nome começar com F e o nome do instituidor de pensão começar com Z, ele fará a renovação cadastral no período correspondente à sua letra, uma vez que a letra F vem primeiro que a Z.

- Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão. Nesse caso, como são dois instituidores, por exemplo, João e Paula (nomes fictícios), o beneficiário deve se recadastrar no período de 15/07 até 14/09, referente à letra J, de João, que vem primeiro que a letra P, de Paula.

- Os beneficiários domiciliados no Estado que não puderem se locomover até a uma agência do Banestes deverão entrar em contato pelo telefone 0800-2836640 para agendar o recadastramento em sua residência.

Residentes em outro Estado ou País

Os aposentados e pensionistas residentes em outro Estado ou País deverão preencher o Formulário de Recadastramento, disponível no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto.

O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.

Informações à Imprensa:
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-2836640.

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