A turnê, que se estenderá até o primeiro semestre do ano que vem, também incluirá obras de Heitor Villa-Lobos, fazendo um paralelo entre os dois grandes compositores. Os concertos serão sempre gratuitos.
As apresentações trarão para o público o conceito de "paisagem sonora e visual", somando à música um cenário que apresenta um filme sobre a natureza brasileira, de autoria da artista plástica Mariannita Luzzati.
As orquestrações das obras foram concebidas especialmente para a turnê por um dos filhos de Dorival Caymmi, o compositor, cantor e instrumentista Dori Caymmi. O projeto é patrocinado pela Lei Rouanet.
Marcelo Bratke
Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem feito várias apresentações nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall, em Nova York, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall em Londres, entre outros. Recentemente, foi aclamado pelo jornal The New York Times, por sua interpretação de Villa-Lobos no Carnegie Hall. Bratket está à frente do projeto Villa-Lobos Worldwide pelo qual foi premiado em Londres em 2011 com o 14th Brazilian International Press Award - United Kigndon.
Camerata Brasil
Cada vez mais envolvido em como a arte pode se engajar no desenvolvimento social, Marcelo Bratke criou em 2007 a Camerata Brasil com o objetivo de profissionalizar jovens músicos, vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira. Em cinco anos, a Camerata Brasil realizou mais de 76 concertos públicos e 52 concertos didáticos em 28 cidades brasileiras, além da gravação de DVDs e CDs e da realização de concertos na Europa. Ásia e Estados Unidos, onde realizou um memorável concerto no Carnegie Hall de Nova York, aclamado pelos críticos do The New York Times, New York Post e Concertnet USA.
Mariannita Luzzati
A artista plástica Mariannita Luzzati participou de mostras em importantes museus e instituições no Brasil e no exterior. Suas obras constam em coleções nacionais e internacionais, que incluem o Museu Britânico de Londres, o Machida City Museum of Graphic Arts em Tóquio e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros. Recentemente foi uma das artistas escolhidas para integrar a exposição? Mulheres, Artistas e Brasileiras? realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, em homenagem a Presidenta Dilma Rousseff.
Serviço:
Tributo a Dorival Caymmi
Marcelo Bratike e Camerata Brasil
Participação de Dori Caymmi
Data: 17 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.
Ingressos: Entrada Franca. Os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
Informações à Imprensa:
Fonte: www.es.gov.br