01/04/2016 15h02 - Atualizado em 04/05/2016 15h22

Central de Atendimento e Perícia do IPAJM não funcionam dia 04

Na próxima segunda-feira (04), por conta do feriado municipal, a Central de Atendimento e a Perícia Médica do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) não funcionarão. Porém, os aposentados e servidores ativos, vinculados ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência), e os pensionistas, podem ter acesso a alguns serviços da autarquia, nesse dia, de forma on-line, entre eles, consulta de processos e marcação de perícia médica.

Para isso, os interessados devem entrar no site do Instituto www.ipajm.es.gov.br, no link Serviços, que está localizado no menu à esquerda da página.

Além disso, no sítio institucional, também é possível verificar diversas informações referentes à previdência estadual. A Cartilha do Instituto, intitulada "Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo e seus dependentes", por exemplo, está disponível para tirar dúvidas dos segurados, bem como o link Perguntas Frequentes, onde estão listadas as demandas recorrentes, todas respondidas de maneira clara e objetiva.

Ainda no www.ipajm.es.gov.br, no menu à esquerda, a pessoa pode visualizar o item legislação e conferir emendas constitucionais, leis federais e estaduais, decretos e portarias.

O IPAJM reabre na terça-feira (05). Ele está localizado na avenida Cézar Hilal, em Santa Lúcia, Vitória.

Agendamento perícia

Para efetuar agendamento de perícia médica pela internet, o servidor deve clicar no banner Marcação de Perícia Médica, no próprio site da autarquia, à direita da página, e preencher formulário.

Ao preencher esse documento, onde todos os campos são obrigatórios, o solicitante deverá informar nome completo, número funcional, secretaria/órgão de origem, além de registrar o motivo da perícia (afastamento menor que 30 dias; prorrogação de licença ou afastamento maior que 30 dias). Após o procedimento e envio da solicitação, a pessoa receberá uma resposta automática de confirmação de recebimento, e deve aguardar retorno da autarquia com data e hora do agendamento, por e-mail.

Consulta de Processos

Para proceder com a consulta, basta clicar no item Consulta de Processos, disponível em formato de banner à direita da página. No campo em branco, o usuário deve digitar o número do processo, e assim poderá visualizar informações importantes, como o nome do interessado, o assunto, a situação e o setor em que se encontra a solicitação.

Cartilha

Com 44 páginas, o livreto foi criado com o objetivo de esclarecer ao servidor público, as principais questões referentes ao Regime de Previdência do qual faz parte.

No conteúdo da publicação, o interessado pode conferir sobre os procedimentos para requerer benefícios previdenciários, como aposentadoria e pensão, serviços referentes à previdência, tais como solicitação da declaração de Tempo de Contribuição - DTC (documento indispensável para instruir o pedido de aposentadoria voluntária no ES-Previdência), inscrição de pais inválidos e filhos incapazes, entre outras matérias.
Clique aqui e confira a Cartilha
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