29/10/2015 10h17 - Atualizado em 04/05/2016 15h21

Certidões de tempo de contribuição concluídas e disponíveis para retirada no IPAJM

Mais de 200 certidões de Tempo de Contribuição (CTC) estão prontas e disponíveis no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) para serem retiradas por ex-servidores estaduais que requereram o documento na autarquia. Eles devem comparecer à Central de Atendimento (CAT), no bairro Santa Lúcia, em Vitória, das 9h às 16h30. A lista nominal dos solicitantes pode ser conferida no link abaixo, no final da matéria.

A CTC tem a finalidade de atestar o tempo contribuído ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado, o ES-Previdência. “Com o documento em mãos, aqueles que atuaram no serviço público podem usar o tempo de contribuição descrito em outros regimes de previdência, como o federal, municipais ou no regime geral de previdência (INSS)”, explica a diretora Técnica do Instituto, Márcia Fiorotti.

Para pegar a Certidão na Central de Atendimento é necessário que o interessado esteja munido de um documento de identificação com foto. No caso de um representante, além desse tipo de documento, ele também deve apresentar à atendente do setor procuração simples, com reconhecimento de firma.

A chefe da CAT, Rosa Santos, explica o motivo de haver grande número de certidões aguardando ser retiradas na Central. “Na ocasião do requerimento da Certidão de Tempo de Contribuição, é necessário que o solicitante deixe registrado os seus dados cadastrais, como telefone e endereço, de forma correta e não desatualizado. Isso porque o procedimento padrão no Instituto é da Central entrar em contato com o solicitante quando o documento está concluído”.

E mais, “em caso de mudança cadastral, o solicitante do documento deve avisar imediatamente ao Instituto pelo telefone 0800-2836640 para as devidas atualizações”, orienta Rosa.

A Central de Atendimento da autarquia funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Ela está localizada na Avenida Cezar Hilal, no bairro Santa Lúcia, em Vitória, próximo à Secretaria de Estado de Educação (SEDU).

Requerimento CTC

Saiba como requerer a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) acessando o site institucional do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, no menu à esquerda da página, no item “Serviços”. Em caso de dúvidas, basta ligar para o número 0800-2836640.

Teleatendimento IPAJM - 0800-2836640