11/10/2012 15h09 - Atualizado em 04/05/2016 15h17

Dicas da Ceasa: Conheça mais sobre os benefícios da nectarina

Segundo o setor de estatística da Ceasa/ES, a nectarina nacional é uma fruta sazonal, ou seja, o período de produção é de setembro a março, enquanto de abril a agosto é pouco encontrada. Em 2012, ela já totalizou 908 quilos comercializados e a movimentação financeira foi de R$ 3.774,70, com o preço médio a R$ 4,16 o quilo. Em procedência, a maior parte vem do município de Venda Nova do Imigrante responsável por 57,08% da comercialização em 2011 e do Estado de São Paulo, que contribuiu com 36,93%.

Características

Segundo o produtor de Venda Nova do Imigrante, Bruno Garcia, a nectarina é uma fruta muito parecida com o pêssego por ser resultante do cruzamento deste com a ameixa vermelha. “Essas duas frutas são muito semelhantes, mas apesar disso elas se diferenciam principalmente pelo fato da nectarina não possuir pelo como o pêssego, mas sim casca lisa e brilhante. O formato delas também são muitos parecidos, sendo oval ou redondo. As cores da nectarina variam entre amarelo e vermelho por fora e a polpa é amarelada . Além disso, a nectarina nacional é maior que a importada, devido a fatores como o clima e a variedade”, conta Bruno que ainda conta como é a árvore dessa fruta e como se dá o seu cultivo.

A nectarineira é uma planta de porte médio, com flores rosas e muito parecida com a do pêssego. Para a produção é necessário clima com temperaturas mais amenas, como o temperado na região Sul e o subtropical nas regiões montanhosas do sudeste. Quanto ao cultivo ele exige bastante cuidado. Demanda, por exemplo, podar, retirar frutos ou parte deles que não estejam saudáveis, a irrigação e a adubação. No Brasil, o cultivo está centrado nas regiões Sul e Sudeste, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, diz Bruno.

Benefícios

A nectarina possui propriedades nutricionais, que trazem diversos benefícios à saúde. Segundo a acadêmica de Nutrição, Joseline Souza, é uma fruta pouco calórica, digestiva e diurética, com rica composição. “Contém vitamina B2, cálcio, potássio e fibras, que evitam a constipação. Ainda possuem alto teor de antioxidantes (vitaminas A e C), compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, evitando desde envelhecimento precoce até problemas de saúde como o câncer. Também contribui para melhorar a aparência da pele, dos cabelos e das unhas. Por isso, recentemente um estudo feito na Universidade Texas A&M, nos EUA, concluiu que frutas com caroço, como a nectarina, o pêssego e a ameixa, contém compostos bioativos capazes de combater a chamada síndrome metabólica, que é caracterizada por alterações nas taxas de glicose, triglicerídeos, colesterol, pressão e peso”, explica.

Utilidades

Além de ser consumida de forma in natura, a nectarina é muito utilizada na gastronomia, como ingrediente na produção de conservas e compotas, bolos, crepes, sucos, salada de frutas, geleias e sorvete. Ela é um produto perecível, ou seja, estraga facilmente e deve ser armazenada na geladeira.

Já sabe o que fazer no feriadão? A gastrônoma e chefe de cozinha, Iracy Amorim, ensina uma deliciosa receita feita com Nectarina, para tornar seu feriado mais saboroso e divertido. Aproveite essa dica.

Pavê de nectarina e ameixa

Ingredientes:

03 ovos (claras e gemas separadas);
01 lata de leite condensado;
02 latas de leite de vaca(use a lata de leite condensado como medida);
600 gramas de nectarina;
400 ml de água;
400 gramas de ameixas secas sem caroço;
03 colheres de açúcar;
200 gramas de biscoito maisena ou champagne.

Cobertura:

02 caixas de creme de leite;
05 colheres de açúcar.

Modo de preparo:

Para facilitar a execução da receita, Iracy ensina passo a passo como fazer o pavê de nectarina e ameixa. Primeiramente, lave bem as nectarinas em água corrente e corte-as em fatias finas. Leve-as a uma panela de fundo grosso com as três colheres de açúcar. Após adicione 400 ml de água e leve ao fogo durante 20 minutos. É importante que se observe o cozimento durante esse tempo. Depois disso, desligue o fogo, reserve e deixe esfriar. Em seguida, triture as ameixas com a calda da nectarina e novamente reserve. Em outra panela junte as gemas, o leite condensado e o leite de vaca e mexa até engrossar e soltar da panela. É importante que a panela seja grande, pois o leite ao ferver pode transbordar. Na montagem, coloque o creme em um refratário, depois os biscoitos, o creme de ameixas e as fatias de nectarina.

Cobertura: Para finalizar a sobremesa, a dica fundamental é uma cobertura simples, rápida embora deliciosa. Para terminar, bata as claras em ponto de neve e aos poucos vá adicionando o açúcar ainda na batedeira. Após, desligue a batedeira e junte o creme de leite devagar e de preferência com a ajuda de um batedor de arame (fouet). Despeje essa cobertura no refratário em cima da nectarina. Leve ao freezer por duas horas e está pronto para ser servido. Agora é só se deliciar, conforme a dica da chefe de cozinha, disse Iracy Amorim.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard