05/12/2013 09h31 - Atualizado em 04/05/2016 15h19

Estágio no IPAJM prepara estudantes para o mercado de trabalho

Responsabilidade, experiência, confiança e eficiência na execução de tarefas são requisitos importantes para todos aqueles que desejam disputar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Antes dessa etapa, o período de estágio pode ser valioso para muitos estudantes, pois durante meses aprendendo diretamente com profissionais a dinâmica de trabalho, alunos do ensino médio, curso técnico profissionalizante ou do nível superior conseguem acumular conhecimento e adquirir segurança para disputar vagas de emprego.

O presidente executivo do IPAJM, José Elias do Nascimento Marçal, afirma que o ingresso de estagiário no Instituto é feito por meio de inscrição no Programa Jovens Valores. “É uma ótima chance de aprender na prática e dentro do ambiente de trabalho. Os jovens passam a conviver com outros profissionais e acumulam experiência em seu currículo. O IPAJM apoia a iniciativa do Governo do Estado de garantir a igualdade e oferecer a oportunidade aos jovens. É importante lembrar que para permanecer no estágio é necessário muito esforço, pois além de uma boa frequência, é preciso ter um bom desempenho escolar”, pontuou Marçal.

Um ano de estágio no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) foi tempo suficiente para que o estudante do Curso Técnico em Administração Valdinei Bastos dos Santos, 27 anos, pudesse vivenciar mudanças e obter crescimento profissional.

“Comecei a estagiar em 2012 no IPAJM e o primeiro setor que atuei foi um grande desafio. Não me adaptei à rotina de tarefas, fiquei desanimado, mas logo recebi apoio do setor de Recursos Humanos e uma nova oportunidade surgiu em outro setor dentro do Instituto. Fui direcionado para o Protocolo, onde fui bem recebido. Foi uma lição de vida. Me ensinaram muito além das tarefas. Aprendi informática, passei a gostar de ler, me comunico melhor e sei atender o público. Agora surgiu uma boa oportunidade de trabalho e estou me desligando do estágio. Sou grato a todos que me ajudaram. Ao presidente do Instituto e demais servidores que me incentivaram e deram força. Obrigado”, concluiu Valdinei.

A subgerente de Recursos Humanos do IPAJM Raquel Reisen Scardua conta que o Instituto possui atualmente 45 estagiários e que somente neste ano, oito se desligaram para iniciar a vida funcional como empregados em empresas privadas. “Toda orientação deverá ser focada para conduzir os primeiros passos profissionais destes jovens. O papel do supervisor é fundamental levando conhecimento e aprendizado ao estagiário. Uma supervisão baseada na ética, na responsabilidade, na assiduidade e nos demais princípios profissionais somará às experiências e permitirá aos estagiários o alcance dos objetivos profissionais. O IPAJM possui em seu quadro de servidores dois ex-estagiários”, pontua Raquel.

Ela destaca, ainda, que o IPAJM vem exercendo importante papel na condução dos estagiários, valorizando-os socialmente e profissionalmente. “O exemplo do Valdinei é de dedicação e esforço. É essa a função da contrapartida. O comprometimento desses exemplos com o IPAJM. Por aqui passam e deixam suas marcas. O IPAJM conta com o esforço e interesse desses estagiários e deseja que alcancem voos maiores”, acrescentou a subgerente de Recursos Humanos.

Responsável pelo setor de Protocolo do IPAJM e supervisor do estágio de Valdinei, Adson Almeida da Silva, destaca que a dedicação, o compromisso, a organização, o interesse e a atenção contam pontos positivos para o estagiário. “Valdinei desempenhava tarefas simples, mas trabalhava com zelo, sempre pensando no servidor, no segurado. Ele demonstrou vontade de aprender, iniciativa e superou as dificuldades. Se precisasse se atrasar por minutos, nos avisava e mantinha contato”, frisou Adson.

A estagiária do setor de Assessoria de Comunicação do Instituto, Milena Santos Silva, 19 anos, concluiu no final do mês de novembro o Curso Técnico em Administração e por conta disso, o período do estágio também chega à reta final. “Entrei no IPAJM em outubro de 2012 e encerro o estágio neste mês de dezembro. O período foi importante, pois foi meu primeiro estágio e pude aprender a me relacionar com os colegas. A experiência foi positiva já que coloquei em prática a teoria que aprendi na escola. Preparei meu currículo, estou encaminhando para empresas e aguardando uma oportunidade. Tenho interesse em trabalhar em escritório, já que me identifico com este ambiente e rotina de trabalho. Estou confiante de que logo surja uma vaga de emprego”, disse.

Assessoria de Comunicação do IPAJM
Gabriela Galvão