06/11/2013 07h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h19

Exame admissional pode ser agendado online no IPAJM

Etapa importante para quem teve resultado positivo em uma seleção e deseja ingressar no serviço público estadual, a realização do exame admissional é decisiva para o início da carreira. Para atender com qualidade e eficiência os aprovados em concursos do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) é responsável pelo serviço de marcação de perícia admissional, que é feito online, por meio do site do instituto.

A gerente de Perícia Médica e Social do IPAJM, Marisilvia Cirilo explica que o primeiro passo do aprovado em concurso é ler atentamente o edital, pois além das regras de seleção dos candidatos e o conteúdo de estudo, o texto traz informações detalhadas sobre a listagem de exames exigidos durante a perícia admissional, bem como os prazos de validade e datas definidas para a apresentação dos mesmos.

Com todos os exames prontos em mãos, o aprovado deve procurar o setor de Recursos Humanos (RH) do órgão de origem para qual prestou concurso e preencher a Guia de Inspeção Médica (GIM). Em seguida, acessar o site do IPAJM e na lateral direita da página, buscar o quinto item da coluna – Marcação de Perícia Admissional. No local, é possível abrir um formulário e preencher com a melhor data para a realização do exame; dados pessoais; número do edital relativo ao concurso realizado; dados da secretaria para qual prestou concurso e informações para contato.

“Todos os exames e laudos que serão apresentados devem ser originais, com carimbo identificando a especialidade e o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico autor do parecer. O concursado também deve marcar online o exame admissional. Em geral, a resposta do Instituto com a confirmação da data sugerida pelo requerente é enviada por e-mail no prazo de 24 horas. Após esta fase, feito o exame admissional e aprovado pela equipe médica do IPAJM, o candidato aprovado é encaminhado à secretaria empregadora, onde assinará o termo de posse no cargo”, disse Marisilvia.

É importante destacar que os laudos e exames médicos realizados com a finalidade de admissão a cargo público têm validade por um prazo máximo de 60 dias.

A gerente da Perícia conta que de janeiro a outubro deste ano, aproximadamente 2.200 novos servidores passaram pelo exame admissional no IPAJM. “Até o mês de dezembro deste ano faremos novos atendimentos, pois a expectativa é de que aprovados nos concursos realizados recentemente como os da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria de Estado da Justiça, da Secretaria de Estado da Saúde, da Polícia Civil e do Ministério Público serão direcionados para avaliação na Perícia Médica”, concluiu a gerente.

Perícia Médica do IPAJM

O setor possui um quadro médico formado por 13 profissionais. A equipe é multiprofissional e capacitada para realizar avaliação dos candidatos inscritos em concursos como pessoas com deficiência (PCD). A gerência de perícia médica funciona no endereço: Rua Desembargador José Batalha, 121, no bairro Consolação, em Vitória.

Serviços

Na Perícia Médica do IPAJM os servidores do Estado têm acesso a outros serviços como: licença médica (para tratamento da própria saúde; para acompanhar pessoa da família; para a servidora gestante; prorrogação de licença; comunicado de acidente em serviço ou comunicado de doença ocupacional).

O Instituto tem à disposição uma equipe multiprofissional para avaliação de candidatos inscritos como deficientes, avaliação para isenção de Imposto de Renda, avaliação de filho incapaz e avaliação de filho maior incapaz para fins de pensão por morte. Os telefones de contato são: (27) 3381-6648 ou (27) 3381-6636.

Unidades no Interior

Para os servidores que residem no interior do Estado, o IPAJM oferece atendimento nas Unidades Regionais, nas quais somente poderão ser concedidas: licença maternidade; licença para tratamento da própria saúde de até 30 dias e licença para acompanhar familiar de até 15 dias.

Importante:

Em caso de prorrogação da licença médica, esta deverá ser feita na Unidade Central da Perícia Médica, após agendamento pelo 0800 283 6640.

Assessoria de Comunicação do IPAJM
Gabriela Galvão