11/05/2012 08h22 - Atualizado em 04/05/2016 15h14

Governo do ES inaugurará unidade materno-infantil em Itapemirim neste sábado (12)

O hospital terá 48 leitos, sendo 46 de internação e dois de observação, atendimento a gestantes 24 horas com equipe de obstetra, pediatra e anestesistas, duas salas de cirurgia, duas para parto normal, salas de ultrassonografia e mamografia, berçário, além de uma enfermaria pediátrica com cinco leitos para atender a crianças com até doze anos idade. A previsão é que sejam realizados 150 partos por mês na nova maternidade.

A unidade atenderá a mulheres e crianças da Microrregião Litoral Sul, incluindo municípios como Piúma, Rio Novo do Sul, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Presidente Keneddy, e abrangerá uma população de 200 mil habitantes. Todas as adequações físicas e compra de equipamentos foram feitas de acordo com os padrões do projeto Rede Cegonha, seguindo as exigências do Ministério da Saúde e avaliação técnica da Sesa. Com isso, será garantido um atendimento adequado e humanizado às mulheres, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

O funcionamento da nova unidade começará a partir de terça-feira (15). Com o novo serviço, o atendimento atualmente realizado no Hospital Santa Helena será transferido para o Menino Jesus. O gerenciamento do serviço, assim como já ocorre no PA, ficará a cargo do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.

Investimentos

Além do PA e maternidade, o Governo do Estado está financiando a obra de uma Unidade Saúde da Família (USF) no Bairro Jardim Paulista (Centro), no valor de R$ 881,3 mil. A unidade segue um padrão, com 600,44 m² de área construída, cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório e ambientes administrativos. A capacidade de atendimento será de seis mil usuários.

O projeto arquitetônico segue um padrão que adota características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A unidade contará com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Além disso, o Governo está investindo na implantação de uma Farmácia Cidadã Municipal no município. Para a concretização do projeto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou R$ 20 mil à Prefeitura local como estímulo financeiro para a estruturação do serviço.

A nova farmácia qualificará a assistência farmacêutica na atenção primária à saúde e terá capacidade de atendimento de dois mil pacientes por mês. O serviço é inspirado no conceito da Farmácia Cidadã Estadual e conta com ambiente climatizado e confortável, disponibilizando atendimento farmacêutico especializado em tempo integral, para orientação dos pacientes quanto ao uso correto do medicamento.

Para a implantação do serviço e recebimento do repasse de recursos da Sesa, o município precisou seguir uma série de normas técnicas, sanitárias e de segurança. O montante repassado pode ser usado tanto na adequação física quanto na aquisição de equipamentos.

Serviço
Inauguração da Unidade Hospitalar Materno-Infantil do Hospital Menino Jesus, em Itapemirim
Dia: Sábado (12)

wwww.es.gov.br