Os serviços foram realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Comunicação no Campo’, com investimentos na ordem de R$ 600 mil.
“Essa é mais uma conquista que temos que comemorar para o interior capixaba. O Governo do Estado, de forma inédita no Brasil, está investindo recursos para levar às comunidades rurais os mesmos serviços de qualidade que existem nos grandes centros urbanos. Mais uma vez o Espírito Santo está servindo de modelo para o Brasil”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
As solenidades estão marcadas para as 14 horas, em Conceição do Muqui, e 16 horas, em Pacotuba.
Além dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul, os serviços de telefonia móvel e Internet 3G estão sendo implantados em Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Montanha, Pancas, Santa Leopoldina e Santa Maria do Jetibá. Em Rio Bananal os serviços já estão disponíveis para a população da região desde o último sábado (14). A instalação desses serviços, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), beneficiará aproximadamente 36 mil pessoas diretamente.
Novo edital:
A Secretaria de Estado da Agricultura vai publicar na próxima segunda-feira (23), a publicação de um novo edital para instalar os serviços de telefonia móvel e Internet 3G em mais 71 localidades rurais de todas as regiões do Espírito Santo.
Com os serviços em operação, a população rural terá uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.
A meta da Seag, gradativamente, é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Espírito Santo, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba que, atualmente, segundo o IBGE, é de 583.480 habitantes.
Informações à Imprensa:
www.es.gov.br