Um sorriso surge no rosto e o olhar reflete a alegria de ser lembrada pelos colegas. É assim que começa uma conversa com a servidora do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Maria da Penha Damasceno Gomes, que atua no setor de Protocolo, mas conhece bem cada um dos serviços oferecidos pelo órgão responsável pelo regime próprio de previdência do Estado. Com orgulho, Maria vai comemorar, nesta segunda-feira (28), assim como os demais colegas que trabalham em secretarias e autarquias do Governo do Estado, o Dia do Servidor Público.
Colegas de trabalho indicaram Maria como uma servidora que possui uma trajetória de vida dentro do Instituto. “Em 1978 entrei no IPAJM. Fui admitida para trabalhar, temporariamente, por três meses. Mas, o tempo foi passando e as chefias gostaram de mim. Vi o Instituto crescer e se tornar uma autarquia importante para os servidores. Gosto muito e tenho orgulho de trabalhar aqui, me identifico com os colegas e com o atendimento ao servidor. Vou me aposentar no mês de novembro, estou ansiosa e me preparando para começar uma nova vida. Mas, o IPAJM vai deixar saudade”, disse Maria da Penha.
Boas lembranças também embalam o depoimento da servidora do setor de Perícia Médica do IPAJM, Geralda Maria Borges. Ao ouvir a pergunta - O que significa ser servidor público para você? – ela logo disse “é servir, atender bem, ajudar, saber ouvir e compreender”. Há 26 anos trabalhando no IPAJM, Geralda conta que ingressou no serviço público em 1987 e que lembra bem do nome de sua primeira chefe.
“O primeiro setor que trabalhei foi o Departamento de Cadastro e Controle de Contribuição, onde fiquei por 4 ou 5 anos. Em seguida, trabalhei no setor de serviço odontológico, onde fui a primeira servidora a cadastrar e confeccionar as carteirinhas para atendimento dos servidores de todo o Estado, que nos procuravam. O serviço era manual e cansativo, mas feito com total dedicação”, disse Geralda.
A servidora da Perícia Médica tem orgulho de recordar dos tempos em que fez parte do coral do IPAJM. “No passado havia aqui um coral composto por servidores, os ensaios eram constantes e as apresentações aconteciam em datas comemorativas. Era uma época boa, pois existia muita integração entre os colegas. Hoje não temos mais o coral. Eu gostaria que ele fosse retomado. Foram bons tempos”, pontuou Geralda.
“Peças fundamentais para a existência de qualquer órgão público, os servidores representam muito além do trabalho, eles dão vida ao Instituto”. Assim definiu o presidente executivo do IPAJM José Elias do Nascimento Marçal. “Parabenizo cada servidor que compõe o quadro de funcionários do IPAJM. Tenho orgulho de trabalhar nesta autarquia e partilhar da história do Instituto que tem em sua trajetória desafios e vitórias. Muitas conquistas estão por vir, neste ano a informatização dos setores foi realizada, em breve teremos uma nova sede e vamos realizar concurso público que trará novos servidores para o Instituto. Todos estes são investimentos que fazem parte da política do Governo do Estado visando a valorização do servidor. Parabéns a todos os servidores pelo trabalho desenvolvido com compromisso com o nosso Estado”, completou o Marçal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ipajm
Gabriela Galvão
Tel: (27)3636.4189/9946.4467
E-mail: gabriela.galvao@ipajm.es.gov.br