Um total de 336 atendimentos foram registrados no primeiro dia do Recadastramento 2014 do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), nesta segunda-feira (17). A atualização dos dados cadastrais é obrigatória para aposentados e pensionistas ligados ao Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público e evita a suspensão do pagamento do benefício. Para participar é necessário comparecer a qualquer agência do Banestes ou à Central de Atendimento do Instituto munido da documentação pessoal e comprovante de residência.
O presidente do IPAJM José Elias do Nascimento Marçal afirmou que atingir mais de 300 atendimentos somente no primeiro dia foi um sinal muito positivo e a estimativa durante o período de recadastramento é realizar 160 a 170 atendimentos por dia. Marçal frisou ainda que para não perder tempo, os beneficiários devem observar o cronograma do Recadastramento 2014, onde a letra inicial do nome do aposentado ou pensionista e a data do atendimento estão relacionadas identificando o período correto para a atualização dos dados.
“Na data correspondente, o inativo ou pensionista precisa apresentar um documento de identificação original com foto, número do CPF, número funcional e levar um comprovante de residência”, pontou.
A pensionista Dalva Augusta da Conceição, 51 anos, foi uma das primeiras a se recadastrar nesta segunda na Central de Atendimento do Instituto. “Cheguei cedo, pois precisava resolver algumas coisas, e resolvi fazer logo o recadastramento. Fui muito bem atendida e foi rápido”, disse a senhora Dalva.
A aposentada Angela Almeida Siqueira, 57 anos, também escolheu a Central para realizar o recadastramento. “Decidi vir na Central de Atendimento do IPAJM porque queria resolver tudo cedo, gosto de deixar tudo resolvido caso eu precise fazer alguma viagem de hora para outra. Assim fico mais tranquila. É uma preocupação a menos. Com 5 minutos já havia feito o recadastramento” destacou Angela.
Já na agência Central do Banestes, a segunda a se recadastrar foi a pensionista Alzira Carvalho de Souza, 72 anos. “Vi a mensagem no contracheque e vim atualizar meus dados. Este é o terceiro recadastramento que participo. Preferi vir a esta agência de tarde, pois achei que muitas pessoas viriam de manhã e para evitar o tumulto escolhi o horário após o almoço”, completou Alzira.
O gerente administrativo da agência central do Banestes, Jonilço Prando afirmou que na última semana a procura por informações na agência foi grande. “Muitas pessoas vieram até a agência para se informar sobre o recadastramento, mas é importante frisar que é possível atualizar os dados em qualquer agência. Temos equipe de funcionários preparados para atender. Na agência Central, os aposentados devem procurar o balcão de atendimento no segundo piso”, explicou Prando.
Para que todos tenham conhecimento do conteúdo relativo ao Recadastramento 2014, o Instituto disponibiliza o texto na íntegra da Portaria Nº 005-R de 12 de fevereiro de 2014, que regulamenta esta ação.