"Ele é um pensador: isto é, ele sabe como tornar as coisas mais simples do que elas são”. Com esta frase, o presidente-executivo do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), Bruno Margotto Marianelli, abriu a apresentação do Planejamento Estratégico 2016 – 2018 aos servidores da autarquia. O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (18), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em Vitória.
Estiveram presentes os diretores Técnico, Administrativo e de Investimentos do Instituto, Márcia Regina Fiorotti, Paulo Renato da Cunha Pereira e Gilberto Tulli, respectivamente, bem como a diretora presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Dangela Bertoldi Volkers, e a diretora técnica da instituição, Sylvana Torres.
Durante o encontro, a equipe relembrou cada uma das etapas do planejamento, realizado em parceria com a Escola de Governo, e foi apresentada ao resultado da ação. “Quando iniciamos este tipo de trabalho, o nosso intuito é sempre buscar formas para melhorar o serviço prestado aos nossos clientes. Esperamos que o produto que estamos entregando traga bons frutos aos IPAJM, em um caminho marcado por novas conquistas”, declarou Dangela.
A exposição do trabalho foi realizada de forma interativa por servidores de diversos setores do Instituto, diretores e pelo presidente-executivo. Ao final da reunião, Bruno Marianelli fez questão de destacar os próximos passos do Planejamento Estratégico, que têm foco no envolvimento, esforço e participação de todos os servidores da autarquia.
“O comprometimento e apoio de cada um de vocês é fundamental para que as ações propostas neste trabalho sejam alcançadas”, disse o presidente, ao mostrar o último slide da apresentação com a frase de Aristóteles “Não se pode conceber o muito sem o um”.
Após o término da exposição do Planejamento do Instituto, foi a vez da credenciada da Esesp, Silvia Binda, apresentar a pesquisa de Clima Organizacional do IPAJM, realizada no dia 22 de dezembro de 2015, na própria autarquia, com a participação de quase 70% dos servidores.
Eixos
O Planejamento concentra sua visão em sete eixos. São eles: gestão, sistema, acervo documental, recursos humanos, infraestrutura, governança e relacionamento com o segurado.
Capacitação
Vale lembrar que o marco inicial da construção do Planejamento Estratégico ocorreu em novembro de 2015, durante curso promovido pela Escola de Governo que capacitou funcionários do Instituto, envolvidos na tarefa, para planejar as ações do órgão.
Nas aulas, os cursistas passaram por uma série de discussões teóricas e atividades práticas para o desenvolvimento do material. Num segundo momento, foi montada uma equipe, formada pelo presidente-executivo, diretores, gerentes e servidores de diversos setores, responsável por refinar as propostas apresentadas na capacitação, e, por fim, concluir o planejamento estratégico do IPAJM.