02/04/2015 12h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h21

IPAJM: Central de Atendimento não funciona nesta sexta (03)

Os servidores ativos e aposentados do Estado, segurados do Regime Próprio de Previdência Social (ES-PREVIDÊNCIA), bem como os seus dependentes – os pensionistas – devem ficar atentos ao horário de funcionamento da Central de Atendimento do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), que é das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Porém, nesta sexta (03), por conta do feriado da Paixão de Cristo, não haverá expediente no Instituto.

Inscrição de dependentes, atualização de cadastro (como endereço), solicitação da Isenção de Imposto de Renda, agendamento de perícia médica, requerimento do benefício pensão e da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) são alguns dos serviços oferecidos no setor. Além disso, na Central, os segurados também podem sanar suas dúvidas referentes aos diversos assuntos sobre previdência estadual.

Para conhecer os demais serviços, confira no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br o link Serviços, localizado no menu à esquerda da página.

Internet

Destaca-se que vários desses serviços podem ser acessados via internet, facilitando a vida do segurado. É o caso da marcação de perícia médica, tanto a admissional quanto a comum. Para proceder com o agendamento basta entrar no endereço eletrônico www.ipajm.es.gov.br, no banner “Marcação de Perícia”, e preencher formulário disponível.

De forma rápida e prática, a pessoa também pode consultar a tramitação de seu processo sem precisar comparecer no IPAJM. É fácil: com o número dos autos em mãos acesse www.sep.es.gov.br, que é o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP), e no campo em branco digite o número do processo que deseja localizar.

Também é possível encontrar na página institucional do Instituto de Previdência do Estado diversos tipos de formulários de requerimento, tais como Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), pensão e atualização de endereço. Essa é uma boa opção para aqueles que não querem se deslocar até o órgão previdenciário estadual para dar entrada em requerimentos e pedidos. Isso porque, com o formulário impresso e devidamente preenchido, o segurado pode enviá-lo pelos Correios. O IPAJM está localizado na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, Santa Lúcia, em Vitória/ES (CEP: 29 056-083).

Na oportunidade, vale lembrar aos servidores públicos ativos que os requerimentos de Aposentadoria, Abono de Permanência, Declaração de Tempo de Contribuição (DTC) e Averbação de Tempo de Contribuição devem ser feitos no seu próprio órgão de origem. Os formulários para requerimento também estão disponíveis no site do IPAJM.

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