29/08/2007 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h10

IPAJM e Ministério Público Estadual convocam aposentados e pensionistas que não se recadastraram em 2006

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) e o Ministério Público Estadual (MPES) estão convocando os beneficiários, que tiveram o nome incluso na lista dos não recadastrados em 2006, que façam o cadastro até a próxima terça-feira (04). Após este período, o MPES irá investigar possíveis fraudes contra a Previdência Estadual.

De acordo com a Gerência Jurídica do Instituto, do total de beneficiários do órgão – cerca de 28 mil – constatou-se que um grupo, de aproximadamente 120 pessoas, não participou do recadastramento do IPAJM.

Vale destacar que a lista foi entregue, na última terça-feira (28), pelo presidente-executivo do Instituto, Rômulo Augusto Penina, à procuradora-geral de Justiça, Catarina Cecin Gazele, para as devidas apurações.

A procuradora-geral informou, na ocasião, que irá enviar a relação dos beneficiários à assessoria jurídica do MPES e ao Grupo Especial de Trabalho Investigativo (Geti).

Golpe

Quando o beneficiário falece, o pagamento da aposentadoria ou pensão pode ser cancelado ou transferido aos seus dependentes previdenciários, caso eles estejam habilitados no IPAJM.
“Não sendo comunicado o óbito ao Instituto e de posse do cartão da conta bancária do falecido, pessoas sacam individualmente o dinheiro em nome do beneficiário”, disse a gerente Jurídica do órgão, Rosângela Rodrigues Maia.
Segundo o presidente-executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina, o Instituto tem tomado as providências necessárias para que este tipo de fraude seja totalmente exterminado. “O dinheiro da previdência pública é sagrado, o Governo do Estado não tolera impunidade. Com o recadastramento conseguimos detectar as supostas fraudes e, com o apoio do Ministério Público, teremos a certeza da punição dos envolvidos”, ressaltou.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação/IPAJM