Em 2006 o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) realizou seis pregões eletrônicos para aquisição de material e contratação de serviços e gerou uma economia em torno de 45%.
Foram realizadas compras de computadores, impressoras, aparelhos de ar condicionado, estações de trabalho, cadeiras, e outros materiais.
“Câmeras digitais, por exemplo, foi a melhor aquisição, pois economizamos cerca de 68%, o valor orçado foi de R$ 6.000,00 e o valor arrematado ficou em R$ 1.893,00”, comenta o subgerente de Administração Geral, Marcelo Lyra Souza.
Pregão
O pregão eletrônico - adotado pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº. 1527-R, de 30 de agosto de 2005 - é uma modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços é realizada em sessão pública, por meio de propostas de preços feitos por intermédio da Internet.
Além de permitir total transparência nas licitações do Estado, o pregão eletrônico possibilita que qualquer cidadão acompanhe virtualmente todos os atos de uma licitação pelo site www.licitacoes-e.com.br.
Vale destacar que o pregão possibilita maior competitividade entre os fornecedores, já que os preços são abertos, o que gera maior economia para os cofres públicos.
Informações à Imprensa: