Os servidores do Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM) participam, nesta quarta-feira (25), de um evento que visa apresentar o convênio firmado entre o Instituto e a Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco (Funape). O encontro marca o início desta parceria e contará com a participação de uma equipe da Funape que auxiliará no levantamento das necessidades de treinamento para capacitação dos servidores da autarquia.
A idéia deste convênio foi coordenada pelo Centro de Capacitação Previdenciária (CCP) tendo como meta a organização de cursos voltados para o servidor do órgão. “Após várias reuniões em que foram apresentadas as necessidades de cada setor do IPAJM e com a parceria firmada com a Funape, poderemos dar início aos trabalhos a fim de capacitar os nossos servidores”, explica o coordenador do CCP, Carlos Coutinho Batalha.
Os cursos terão início no segundo semestre deste ano e serão abordados temas de grande relevância para os servidores como: A Reforma da Previdência dos Servidores Públicos, Matemática Atuarial: enfoque em RPPS, Capacitação em Processamento Documental, entre outros.
O presidente-executivo do Instituto, Rômulo Augusto Penina, ressalta “que a presença de todos é de extrema importância para o sucesso do projeto, que é totalmente voltado a cada um dos trabalhadores dedicados e interessados em progredir”.
O evento acontece às 10 horas no auditório da Faesa, localizada na Avenida Vitória.
Centro de Capacitação Previdenciária
É importante lembrar que o Centro de Capacitação Previdenciária (CCP) tem por finalidade promover a formação, o aperfeiçoamento e a capacitação de servidores na gestão previdenciária, mediante a execução de programas de treinamento e qualificação profissional, podendo, assim, estabelecer parcerias para o desenvolvimento de programas específicos.
“Em um primeiro momento a capacitação será realizada internamente, voltada para os servidores do próprio Instituto, buscando valorizar o nosso publico interno”, explica a psicóloga do IPAJM, Dorotéia Carlini.
Para o diretor-técnico do Instituto, Carlos Coutinho Batalha, “a capacitação dos servidores do órgão é uma grande oportunidade de aprimoramento tanto profissional quanto pessoal, que irá contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos segurados do órgão”.
Ainda, segundo ele, “o CCP tem o intuito de formar gestores previdenciários, pois percebemos que esses profissionais, além de escassos no Estado, precisam de atualização em função das constantes mudanças na legislação”.
Vale destacar que a criação do CCP só foi possível a partir da publicação da Portaria nº 115-R, de 04 de janeiro de 2008, no Diário Oficial do Estado, e que esse Centro atuará vinculado às Gerências Administrativa, de Finanças e Investimentos, de Benefícios e Assistência, de Perícia Médica e Social e Jurídica Previdenciária do órgão.
A FUNAPE
A FUNAPE – Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco é uma entidade autonôma, com personalidade jurídica de direito público, integrante da administração indireta do Estado e está vinculada à Secretaria de Administração e Reforma do Estado - SARE.
Nos termos da Lei Complementar nº 028, de 14 de janeiro de 2000, essa fundação é responsável por gerir o Sistema da Previdência Social dos Servidores do Estado de Pernambuco, constituído pelo FUNAFIN - Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco e FUNAPREV - Fundo de Aposentadorias e Pensões Servidores do Estado de Pernambuco.
A escolha da FUNAPE como instituição a se buscar parceria aconteceu após um estudo por parte do coordenador do Centro de Capacitação Previdenciária (CCP), Carlos Coutinho Batalha, e consultas a órgãos externos, tais como Ministério da Previdência, INSS, SENAC, dentre outros.
Vale destacar que uma equipe do IPAJM formada por gerente e servidores efetivos do órgão, realizou no último mês de maio visita técnica à Fundação. “Nesta visita conseguimos vivenciar um pouco a rotina da FUNAPE, trocar idéias a respeito da implementação dos cursos e formalizar a intenção do estabelecimento desse convênio, que agora se concretiza”, afirmou Batalha.