26/08/2007 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h10

IPAJM já publicou aproximadamente 1.000 atos de benefícios em 2007

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) já publicou este ano aproximadamente 1.000 benefícios de aposentadoria e pensão. As publicações, que constam no Diário Oficial do Estado (DIO), referem-se ao período de janeiro a agosto.

Em fevereiro e março, por exemplo, uma média 40 e 70 processos de benefícios, respectivamente, foi publicada. E os números cresceram bastante nos meses de abril (113) e maio (180), totalizando 293 atos.

“Cresceu muito o número de processos de benefícios que estão sendo publicados e isso se deve ao esforço de toda a equipe do Instituto”, diz o presidente-executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina.

O aumento da quantidade de atos publicados se deve à realização de mutirões no Instituto – desde o início deste ano – e também a inserção de novos servidores no IPAJM, provenientes do Concurso Público realizado em 2006.

Eficácia

"Os resultados alcançados nos mutirões demonstram a eficácia da iniciativa como instrumento para acelerar o andamento processual", avalia a gerente de Benefícios e Assistência do IPAJM, Maria Auxiliadora Simas Farias.

Ainda, de acordo com a gerente, “o órgão irá continuar com os mutirões, que envolvem as subgerências de Cadastro e Tempo de Contribuição e de Fixação e Revisão, até que todos os processos que aguardam análise estejam em dia”.

Os atos de aposentadoria e pensão, publicados no Diário Oficial do Estado, também estão disponíveis no site do Instituto (www.ipajm.es.gov.br)

Registro

Após a devida análise dos processos de aposentadoria e pensão, pelo IPAJM, eles são encaminhados ao Tribunal de Contas do Espírito Santo para que os atos sejam registrados.

“Depois de ser registrado no Tribunal de Contas, o processo retorna ao Instituto para posterior publicação no Diário Oficial”, explica o subgerente de Fixação e Revisão, Humberto César Intra.

Após publicado os atos de aposentadoria no DIO, é encaminhado ofício para os beneficiários, com a cópia da publicação.

Competências

Vale destacar que o IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/IPAJM
Carolina Paixão
(27) 3381-6652
carolina@ipajm.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard