Uma equipe do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), composta de técnicos das diversas áreas da autarquia, prestaram atendimento individualizado a servidores do Tribunal de Justiça (TJES), na sede do próprio órgão, nesta quarta (07) e quinta-feira (08). A ação fez parte das atividades do Grupo de Preparação para Aposentadoria (PPA), da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) da instituição.
Legislação previdenciária estadual, regras e modalidades de aposentadoria, fixação de proventos, cálculo de benefício e descontos previdenciários. Esses foram alguns dos assuntos abordados em conversa com cada servidor participante, sendo 36 no total e a maioria deles analistas judiciários.
“Esse atendimento personalizado, que foi previamente agendado pela CSPS, oportunizou o servidor do TJ a tirar suas principais dúvidas frente a frente com vários especialistas do Instituto. Foi um momento importante para aproximar ainda mais a autarquia dos segurados”, disse a gerente de Benefícios do IPAJM, Liane Mara.
Elizabeth Dadalto Suzano é Analista Judicial Especial e trabalha no judiciário como servidora efetiva há 34 anos. Ela fez questão de parabenizar o atendimento do Instituto. "A recepção dos técnicos do IPAJM foi muito boa. Sempre fui bem atendida por eles, para marcar perícia médica ou requerer documentos. Entretanto, o atendimento presencial aqui no Tribunal de Justiça é diferente, pois podemos esclarecer com muito mais presteza e detalhes assuntos sobre nossos direitos e deveres em relação à previdência", destacou.
O oficial de Justiça José Maria de Oliveira, que atua na Comarca de São Gabriel da Palha, também ficou satisfeito com as informações prestadas pela autarquia. “Sou o oficial de Justiça mais antigo do Estado em exercício, assumi no ano de 1970, falta bem pouco para eu me aposentar. Fiquei extremamente feliz com os servidores que me atenderam hoje, foram educados, esclareceram todas as minhas questões e merecem nota 10”.
Destaca-se que a equipe do IPAJM presente no TJ contou com a gerente de Benefícios, Liane Mara, a subgerente de Cadastro e Tempo de Contribuição, Kelli Xavier, a subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice Guarnier, bem como servidores dessas Subgerências.
PalestraE não é a primeira vez este ano que o IPAJM leva informações sobre previdência ao Tribunal de Justiça por meio do Grupo de Preparação para Aposentadoria. No mês de julho, técnicos do Instituto ministraram curso sobre o tema “Aspectos legais sobre aposentadoria” aos servidores dos setores de Recursos Humanos, Pagamento de Pessoal e Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde.
Na ocasião, para facilitar ainda mais o entendimento dos servidores sobre as temáticas discutidas no curso, eles receberam a “Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo”. Confira o material no link abaixo.
Cartilha IPAJMIPAJM O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.