O Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM) comunica aos usuários de seus serviços que, em virtude da paralisação do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), que estará migrando para uma versão mais moderna, atividades realizadas por alguns setores do Instituto, que dependem desse programa, não serão realizadas na próxima segunda (20) e terça (21).
De acordo com o gerente do Núcleo de Tecnologia do IPAJM, Gilberto Tulli, “não teremos como prestar serviços como a aquisição da 2 ª via do contracheque e 2ª via da opção de subsídio, nem conceder informações contidas no Siarhes relacionadas a descontos feitos em folha, empréstimos, consignações e outras que dependam do sistema”, explica.
A Secretaria de Gestão de Recursos Humanos (Seger) e o Instituto de Tecnologia da informação e Comunicação do Estado (Prodest), responsáveis pelo sistema, informam que a paralisação é necessária para que ocorra a migração da atual versão do sistema para outra, mais moderna e ágil.
Segundo a Seger, dentre as funções especiais a serem implantadas, encontram-se as seguintes: gestão do quadro de pessoal (cargos criados, ocupados e vagos); gestão de resultado de concurso público (ingresso de servidores efetivos); implantação de processo para recuperação de dados históricos, com finalidades de contagem de tempo de serviço e de contribuição; gestão de treinamentos; concessão automática de promoção e progressão para os servidores; dentre outras.
Recadastramento
O recadastramento dos aposentados e pensionistas do IPAJM também não poderá ser realizado na próxima segunda (20) e terça (21), uma vez que o Banestes também utiliza o Siarhes para efetuar essa ação.
O IPAJM destaca que o sistema volta a funcionar normalmente a partir da próxima quarta-feira (22) e que os beneficiários poderão se dirigir a uma das agências do Banestes e realizar o recadastramento sem qualquer problema.