16/10/2015 06h24 - Atualizado em 04/05/2016 15h21

IPAJM no ritmo do Outubro Rosa

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) recebeu decoração rosa este mês. A iniciativa é devido ao Outubro Rosa, movimento internacional de combate ao câncer de mama. A autarquia instalou iluminação e faixa rosa na fachada de sua sede, além da afixação de laços em espaços internos, como nos setores e corredores da autarquia.

Os servidores também aderiram ao movimento, utilizando os lacinhos no peito, um gesto de apoio à causa e com o objetivo de lembrar a importância da prevenção do câncer de mama. Além disso, foram distribuídas camisas rosa entre funcionários responsáveis pela manutenção e limpeza do Instituto.

Para Onorina Nunes Vieira, servidora do IPAJM há 8 anos, o laço rosa representa uma mensagem muito importante. “Ele lembra a necessidade do cuidado com a saúde da mulher, principalmente quanto ao incentivo à prevenção da doença”.

Já a auxiliar de enfermagem Elizabete Guerra Santana, que foi à Central de Atendimento do IPAJM, notou a decoração diferenciada logo ao entrar na sede. “É sempre importante alertar a pessoa sobre fazer o exame, não só a mamografia, mas o autoexame de mama, pois quanto mais rápido for diagnosticado qualquer problema, maiores são as chances de recuperação”, lembrou.

Quem passou por inspeção médica na Central de Perícia Médica do IPAJM, localizada provisoriamente no Bairro Consolação, em Vitória, também foi alertado sobre o câncer de mama. Foram distribuídos panfletos da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), material onde constam informações educativas sobre o combate à doença.

A Afecc é uma organização que tem como missão “educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar na comunidade o paciente com câncer" (www.afecc.org.br).

IPAJM

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard