Como requerer aposentadoria, quais são as regras para obter o benefício e como ter acesso à Certidão de Tempo de Contribuição foram os assuntos abordados durante a palestra “O IPAJM Mais Perto de Você”, feita pela gerente de Benefícios e Assistência do Instituto Liane Mara Santana da Silva, na quarta-feira (27), durante o Encontro de Gestores de Recursos Humanos do Poder Executivo. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos Recursos Humanos (Seger), no hotel Ilha do Boi, em Vitória, e contou com a participação do Instituto em sua programação.
Servidores que atuam no setor de Recursos Humanos das 27 secretarias e autarquias do Governo do Estado tiraram dúvidas sobre o Regime Próprio de Previdência. O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, participou do encontro e frisou que os setores de Recursos Humanos nos órgãos do Estado devem buscar a inovação. “Nós precisamos trabalhar focados na inovação e na criatividade. Nosso objetivo é levar satisfação para toda a sociedade capixaba e, para isso, é preciso trabalhar cada vez mais focado na eficiência das atividades desenvolvidas no dia a dia”, disse o secretário.
A diretora técnica do Instituto Márcia Fiorotti destacou a importância da oportunidade de reunir os servidores em torno do tema aposentadoria. “Esta é uma excelente oportunidade para trocarmos informações com o RH das secretarias. A análise do processo de aposentadoria é feita no IPAJM, mas necessitamos de muitas informações que estão nas secretarias. É essencial que o servidor que esteja no período próximo a se aposentar tenha em mãos a documentação relativa à sua vida funcional para que o processo tenha bom andamento. Um grande passo para agilizar o cálculo da aposentadoria é ter o documento de averbação de tempo de contribuição pronto”, pontuou a diretora.
A palestrante e gerente do setor de Benefícios e Assistência do Instituto Liane Mara Santana da Silva ficou satisfeita com a participação dos servidores. “Mais de 170 servidores compareceram e puderam tirar dúvidas comuns. Acredito que o resultado foi positivo e que a informação deve se multiplicar dentro da administração direta e indireta. “É bom trabalharmos juntos, em parceria, para que possamos desempenhar o trabalho com qualidade, atendendo ao servidor da melhor forma.O IPAJM segue a premissa do Governo do Estado de valorizar o servidor público e a iniciativa de fazer parte desta programação da Seger representa mais uma ação em favor da promoção do conhecimento sobre o benefício da aposentadoria para os servidores”, concluiu Liane.
A subsecretária de Recursos Humanos da Seger Sandra Helena Bellon afirmou que a participação do IPAJM no evento por meio da palestra foi valorosa. “O tema é complexo para nós, do setor de Recursos Humanos. A Seger possui muitas atribuições e lida diariamente com todas as carreiras do serviço público estadual. Precisamos de momentos como este para trocar informação sobre aposentadoria do servidor”, sinalizou.
Satisfeita com a palestra “IPAJM Mais Perto de Você”, a analista que atua no RH do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) Karla Rosa afirmou que foi ótima a abordagem. “Foi a primeira vez que tive informações tão detalhadas sobre aposentadoria dos servidores públicos. Para mim, foi ótima a experiência e vou repassar tudo o que aprendi para meus colegas do setor. No Iema nossa demanda é ainda pequena com relação a aposentadoria, mas já podemos nos preparar adquirindo conhecimento, reunindo informação. Os servidores do órgão perguntam muito sobre aposentadoria e tem dúvidas”, completou Karla.
No Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES), o gestor de RH Carlos Lourenço Danieli Nogueira disse que ainda não há demanda por aposentadoria. “Não temos registro de demandas sobre o assunto, pois IPEM teve seu último concurso em 2010 e a homologação ocorreu em 2011. Mas, os servidores têm dúvidas sobre aposentadoria e procuram o setor de Recursos Humanos. A palestra foi esclarecedora e com as informações que recebi tenho condição de esclarecer dúvidas básicas dos colegas. É importante a realização de outras palestras como esta”, declarou Nogueira.
Participaram também da palestra, servidores do setor de Recursos Humanos do IPAJM Raquel Reisen Scardua e a servidora Cida Tose, a subgerente de Cadastro e Tempo de Contribuição, Keli Christina Xavier de S. Santos, a subgerente de Fixação e Revisão Cléo Guarnier, além do servidor de Gustavo Capucho dos Santos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Gabriela Galvão
Tel: (27) 3636.4189/ 99946.4467
E-mail: gabriela.galvao@ipajm.es.gov.br