IPAJM participa de Programa de Apoio à Reforma da Previdência
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM), vai participar da segunda fase do Programa de Apoio à Reforma da Previdência Social (Parsep). Financiado com recursos do Banco Mundial (BIRD) e do Tesouro Nacional, o programa envolve a Secretaria de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência, do Ministério da Fazenda e dos estados, e terá duração de quatro anos.
O IPAJM participou da primeira fase e agora foi novamente selecionado para dar continuidade ao projeto. O objetivo principal agora é apoiar o recadastramento previdenciário dos servidores públicos efetivos estaduais - com ênfase aos funcionários dos poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
O Parsep II prevê investimentos de U$10 milhões até 2011 na modernização dos Institutos Estaduais. O Ministério da Previdência Social irá fazer licitações para compra de equipamentos de informática a fim de modernizar tecnologicamente os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos estados e do Distrito Federal. Além disso, os servidores estaduais serão capacitados e será viabilizada assistência técnica para o ajuste da legislação dos regimes próprios.
Segundo o presidente executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina, “com a reestruturação do cadastro dos regimes próprios, suas bases de dados serão incorporadas ao sistema integrado de informações previdenciárias, desenvolvido pelo Ministério da Previdência, que deverá auxiliar no desenvolvimento da gestão de nosso Instituto”, destacou.