09/12/2015 15h36 - Atualizado em 04/05/2016 15h21

IPAJM participa do IV Seminário Regional de Previdência

Perspectivas de investimentos para 2016 e formulação da Política Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Estes e outros assuntos foram discutidos no IV Seminário Regional de Previdência na segunda (07) e terça-feira (08). O presidente-executivo do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), bem como servidores da autarquia, marcaram presença no encontro, realizado no Aroso Paço Hotel, localizado em Pedra Azul, Domingos Martins.

“É essencial estar discutindo temas atuais relativos à agenda previdenciária, além das ações que estão sendo realizadas em favor dos segurados dos regimes próprios e as mudanças nas legislações. São trocas de experiências importantes”, destacou o presidente-executivo do Instituto, Bruno Margotto Marianelli.

Cerca de 100 pessoas de diversos municípios do Estado, entre eles, Itapemirim, Guarapari, Vitória, Mimoso do Sul e Linhares participaram do seminário, que foi organizado pela Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (ACIP).

De acordo com o presidente da ACIP, Herickson Rubim Rangel, o principal objetivo do evento foi possibilitar um espaço de debates e aprimoramento técnico-administrativo dos gestores e servidores que atuam na área de previdência. “Por meio de palestras e ocasiões como esta é possível realizar um importante intercâmbio de informações”, disse o presidente.

Palestras

A palestra intitulada “Encerramento de Exercício de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP)”, ministrada pela auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCES), Simone Reinholz, abriu as atividades do primeiro dia do seminário. Em seguida, representantes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil explanaram sobre as perspectivas de investimentos para 2016, e na ocasião, comentaram sobre o cenário econômico nacional e internacional.

Por último, foi a vez do coordenador-geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS), do Ministério da Previdência Social (MPS), Leonardo da Silva Mota, abordar sobre as consequências da averbação e desaverbação do tempo de contribuição.

No segundo dia do IV Seminário Regional de Previdência foram debatidos os seguintes temas: “Assuntos relevantes na formulação da Política Previdenciária dos RPPS”, “Pró-Gestão” e “Proposta de Elaboração da Política Anual de Investimentos”.