16/08/2009 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h13

IPAJM prorroga recadastramento dos beneficiários do 1º período devido à greve dos vigilantes

Devido à greve dos vigilantes, iniciada nesta última segunda-feira (17), que interrompeu atividades do sistema bancário, inclusive de agências do Banestes, o Instituto de Previdência e Assistência do Estado (IPAJM) informa que prorrogou até a próxima sexta (21) o prazo de recadastramento dos aposentados e pensionistas, do primeiro período, que se encerraria nesta segunda (17).

Por isso, as pessoas que estão incluídas nessa etapa, ou seja, aposentados com inicial do nome entre A e E e pensionistas, cujo instituidor de sua pensão tem inicial entre essas mesmas letras, devem ficar atentas para não perderem o último prazo da renovação cadastral e, assim, garantirem o benefício.

No ato do cadastro, realizado nas agências dos Banestes, o beneficiário deverá se identificar como aposentado e/ou pensionista e, em seguida, apresentar documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento de identificação oficial), CPF e contracheque.

“Sem a apresentação desses documentos, o recadastramento não será realizado”, enfatiza a coordenadora do Recadastramento, Gabriela Salgado.

*Confira no link abaixo o Edital de Prorrogação do Recadastramento.


Suspensão do pagamento

O IPAJM comunica que o beneficiário que não se recadastrar terá o seu benefício suspenso no pagamento do mês de setembro/2009.

Mas, caso o beneficiário acamado ou com impossibilidade de locomoção já tenha entrado em contato com o Instituto e agendado o recadastramento domiciliar, o benefício não será suspenso.

“O aposentado ou o pensionista que se encontra nessa situação, não precisa se preocupar com a suspensão do pagamento, basta aguardar a visita da nossa equipe”, esclarece a coordenadora do Recadastramento.


Edital Convocação

É válido lembrar que o Instituto publicou no dia 31/07/2009, no Diário Oficial do Estado (DIOES), o Edital 002/2009, link abaixo, que convoca em última chamada os beneficiários que deveriam ter se recadastrado no primeiro período – 15/05 a 14/07- a efetuarem o recadastramento até esta segunda (17). Lembrando que, devido à paralisação de atividades das agências do Banestes, ocorrida nesta segunda (17), o prazo será prorrogado até o próximo dia 21.


2º e 3º fases do cadastro

Os demais beneficiários, que deverão participar do recadastramento em outros períodos, devem ficar atentos ao calendário abaixo:

PERÍODO
F até M
15/07 a 14/09
N a Z
15/09 a 13/11

Caso o beneficiário seja menor de idade e não possua um documento com foto é necessário que, na hora de efetuar a atualização cadastral, o seu responsável esteja munido da Certidão de Nascimento do dependente. Sem a apresentação desse documento o recadastramento não será efetuado.


Acamados

Se o beneficiário está acamado ou com impossibilidade de se locomover e ainda não agendou a visita, é preciso agendá-la, caso contrário, se ele perder o prazo de seu cadastro o pagamento será suspenso.

Para agendar a visita ligue para o 0800-2836640 ou envie mensagem eletrônica para o endereço ipajm@ipajm.es.gov.br, informando seu número funcional, nome e endereço completos e um telefone para contato.


Casos especiais

- Caso a pessoa seja aposentada e, também, beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o benefício de pensão.

Nesse caso, para a comodidade do aposentado, ele deverá procurar a agência apenas uma vez para se recadastrar nos dois benefícios. Além disso, esse beneficiário deve ficar atento ao período de seu recadastramento, pois, se seu nome começar com A e o nome do instituidor de pensão começar com F, ele fará a renovação cadastral no período correspondente à sua letra, uma vez que a letra A vem primeiro que a F.

- Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão. Nesse caso, como são dois instituidores, por exemplo, Pedro e Maria (nomes fictícios), o beneficiário deve se recadastrar no período de 15/07até 14/09, referente à letra M, de Maria, que vem primeiro que a letra P, de Pedro.

- Os beneficiários domiciliados no Estado que não puderem se locomover até a uma agência do Banestes deverão entrar em contato pelo telefone 0800-2836640 para agendar o recadastramento em sua residência.


Residentes em outro Estado ou País

Os aposentados e pensionistas residentes em outro Estado ou País deverão preencher o Formulário de Recadastramento, disponível no site www.ipajm.es.gov.br, assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto.

O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.


Beneficiários residentes em outro Estado ou País que são incapazes

Nessa situação, o procurador ou o curador desse beneficiário deverá preencher o Formulário de Recadastramento, disponível no site www.ipajm.es.gov.br, assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto, junto com o Termo de Curatela ou a Procuração (autenticados), bem como o laudo médico que atesta a incapacidade do aposentado ou pensionista em assinar o referido formulário.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
3332-4603/3381-6652
comunicacao@ipajm.es.gov.br
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