Representantes da Amapá Previdência (Amprev), a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado do Amapá, visitaram nesta quarta-feira (27) o Instituto de Previdência do Estado (IPAJM). Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e a metodologia de trabalho referente à gestão previdenciária estadual.
Concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão, fixação de proventos, estrutura e serviços da perícia médica do IPAJM, recadastramento dos inativos e pensionistas do Regime Próprio Estadual (ES-Previdência), bem como assuntos relativos à agenda previdenciária atual, foram discutidos entre equipe técnica do Instituto e integrantes do AMPREV.
A comitiva da Amapá Previdência, que marcou presença no Instituto, composta pela procuradora jurídica, Ideusanira Sepeda, pelo diretor de Benefícios e Fiscalizações, Rubens Belnimeque de Souza, pela auditora Interna, Helioneida Goes e pela assessora da presidência, Jussara Houat, foi recebida pelo presidente-executivo do IPAJM, Bruno Margotto Marianelli, e pelos diretores Administrativo e Técnico, Paulo Renato Pereira e Márcia Fiorotti, respectivamente.
“Optamos por visitar o IPAJM, gestor do Regime Próprio do Estado do Espírito Santo, pois quando realizamos pesquisas técnicas referentes a Institutos de Previdência que se destacam pela gestão previdenciária, verificamos que o Espírito Santo apareceu como referência e que serviria de modelo para a previdência do Amapá”, explicou a auditora interna da Amprev.
Vale lembrar que no final do ano passado, integrantes do Governo de Goiás também visitaram o IPAJM. A assessora técnica da Goiás Previdência (GoiasPrev), Milena Guilherme Dias Barcelos, a gestora Jurídica da Controladoria-geral (CGE), Renata Guimarães e a secretária executiva do Conselho de Desburocratização, Lara Borges Ferreira, passaram dois dias nas instalações da autarquia para conhecer as atividades do ES-Previdência.
“É importante e gratificante essa interação entre as equipes dos Institutos de Previdência. Acredito que essa troca de experiências é fundamental e com certeza resultou em uma manhã positiva de debates, ideias”, disse o presidente-executivo do IPAJM.
IPAJM
O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.