17/04/2011 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h14

IPAJM: sistema de gestão previdenciária do Estado garantirá agilidade na concessão de benefícios

Agilidade na concessão de aposentadorias e pensões, recadastramento biométrico, tramitação de processos de forma digital e simulação de cálculo de aposentadoria e pensão via internet. Esses são alguns dos serviços oferecidos pelo novo sistema informatizado e integrado de gestão previdenciária do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). O projeto de implantação desse sistema foi apresentado no último dia 18, durante coletiva à imprensa.

Na avaliação do presidente do IPAJM, Osvaldo Hulle, o sistema de gestão propicia o cumprimento de grande meta da administração, que é a melhoria constante e digna no atendimento aos segurados do Regime Próprio de Previdência Social (ES-PREVIDÊNCIA) - que somam cerca de 60 mil pessoas, entre aposentados, pensionistas e servidores ativos – com rapidez nos serviços prestados e transparência administrativa.

A previsão é que até dezembro de 2011 seja possível oferecer aos segurados serviços modernos, ágeis e de mais qualidade, e que os servidores aptos a se aposentar consigam ter a sua aposentadoria em tempo real, sem burocracias. “Tempo real significa dizer que o segurado solicitará o seu benefício na Central de Atendimento do Instituto, junto a um atendente, e imediatamente ele irá para sua residência como aposentado e não mais como servidor ativo”, explica Hulle.

Destaca-se que a implantação do sistema de gestão do ES-PREVIDÊNCIA é projeto prioritário do Governo, como parte do Plano Estratégico do Estado (2011-2014), e está incluído no eixo “Melhoria da Gestão Pública e Valorização do Servidor”.

Também é válido destacar que a elaboração do projeto se iniciou em 2010, a licitação foi homologada no dia 31 de janeiro de 2011 e o contrato foi assinado no dia 14 deste mês, com a publicação do seu resumo no dia 15 de abril, no Diário Oficial do Estado.

Estiveram presentes no evento os diretores técnico e administrativo do Instituto, Regina Faria e Rogério Mattos, respectivamente, bem como representantes do Instituto de Previdência dos Servidores do Município da Serra (IPS), que vieram participar da coletiva com intuito de colher informações sobre os benefícios do sistema e entender como ele será aplicado na autarquia.

Implantação

A busca pela resolutividade do reconhecimento do direito em menor tempo é uma ação incessante do IPAJM e que, a partir de agora, com o início dos trabalhos de implantação do sistema, será possível alcançá-la. As reuniões de inicialização das atividades do projeto serão realizadas nesta semana, dos dias 25 a 29, na sede do IPAJM.

Para a Diretora Técnica do Instituto, Regina Faria Santos, as melhorias serão significativas tanto para os segurados quanto para os servidores da autarquia. “Os servidores do IPAJM farão os cálculos dos benefícios de forma automatizada, pois eles terão ferramentas necessárias para efetuá-los. Dessa forma, os procedimentos ficarão mais rápidos e os segurados serão prontamente atendidos.

Além disso, os processos físicos - em papel - realizados atualmente como administração de cadastro, concessão de benefícios e gestão financeira serão totalmente modernizados, sendo todos em formato digital”.

Ainda, de acordo com a diretora, a implantação do sistema irá permitir um salto na segurança no trabalho, pois a base de dados será muito mais consistente.

IPAJM

O IPAJM é responsável pela administração do ES-PREVIDÊNCIA, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.