Os beneficiários do 3º período do recadastramento do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) têm até esta segunda-feira (16) para providenciarem a atualização cadastral. Por isso, as pessoas incluídas nesta etapa, ou seja, aposentados com inicial do nome entre N e Z e pensionistas, cujo instituidor de sua pensão tem inicial entre essas mesmas letras, que ainda não se recadastraram, devem se encaminhar a uma das agências do Banestes e efetuar o devido cadastro.
“É importante lembrar que o aposentado ou o pensionista que não participar dessa ação terá o seu benefício suspenso, como já ocorreu com as pessoas do 1° e 2° períodos que não cumpriram com essa obrigação legal que existe, justamente, para impedir o pagamento indevido de benefícios”, alerta a coordenadora do recadastramento, Gabriela Salgado.
Ela explica ainda que o restabelecimento do pagamento só acontece quando o interessado efetua a sua renovação cadastral, assim, o benefício é lançado na folha do mês subsequente ao do recadastramento. “O recadastramento é obrigatório, portanto, para que as pessoas garantam o benefício, elas devem estar em dia com esse procedimento”, enfatiza Gabriela.
Vale destacar que, até o momento, mais de 1.800 beneficiários da terceira fase ainda estão pendentes com o recadastramento do IPAJM, sendo 1.554 aposentados e 317 pensionistas.
Procedimento cadastral
No ato do cadastro, que deve ser realizado em uma das agências do Banestes - distribuídas em todo o Estado - a pessoa deverá apresentar documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento de identificação oficial), CPF e contracheque.
Os beneficiários acamados ou com impossibilidade de locomoção devem entrar em contato com o Instituto para agendar o seu recadastramento domiciliar. Para agendar a visita, ligue para o 0800-2836640 ou envie mensagem eletrônica para o endereço ipajm@ipajm.es.gov.br, informando seu número funcional, nome e endereço completos e um telefone para contato.
“Se o aposentado ou pensionista que se encontra nessa situação já entrou em contato com o Instituto, não precisa se preocupar com a suspensão do pagamento, basta aguardar a visita da nossa equipe”, esclarece a coordenadora do recadastramento.
Casos especiais
Caso a pessoa seja aposentada e também beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o de pensão.
Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão.
Residentes em outro Estado ou País
Os aposentados e pensionistas residentes em outro Estado deverão preencher o Formulário de Recadastramento, disponível no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br (banner Recadastramento), assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma em Cartório Público e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto.
Os beneficiários que estão morando fora do Brasil também deverão preencher o Formulário de Recadastramento, assinar, reconhecer a autenticidade da firma na Embaixada ou Consulado do Brasil e remeter imediatamente para o Setor de Recadastramento/IPAJM.
O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº. 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.