19/11/2007 22h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h10

IPAJM vai implantar novas unidades regionais de Perícia Médica

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) elaborou um projeto que propõe a instalação de 21 novas unidades regionais de Perícia Médica nos municípios do Espírito Santo. Essa ação visa a facilitar e conceder um melhor atendimento aos servidores efetivos que residem no interior do Estado.

O projeto é importante para os segurados, principalmente aqueles que estão doentes, com dificuldades de locomoção física e até mesmo financeira. “Muitos segurados moram no interior e necessitam vir ao IPAJM, em Vitória, para serem submetidos à avaliação médico-pericial para homologação de suas licenças”, informa o diretor Técnico do Instituto, Carlos Coutinho Batalha.

Além disso, de acordo com o gerente de Perícia Médica, Milton Correa, “a idéia desse projeto também leva em consideração os resultados estatísticos, apurados em relação à quantidade de atendimentos em Vitória, e as manifestações dos servidores junto à Ouvidoria do IPAJM”, disse.

O gerente destacou que, a Perícia Médica do Estado, que é de responsabilidade e funciona na sede do IPAJM, atende um grande número de servidores, aproximadamente 60 pessoas por dia. “As pessoas vêm de vários lugares do Estado e com a implantação de novas unidades no interior, por exemplo em Linhares, o servidor que precisar passar pela perícia poderá ser atendido na própria cidade por um médico credenciado”, explica.

As regiões contempladas para o início do credenciamento seguiram o critério do número de servidores residentes nos municípios e a distância entre as localidades. “O objetivo é que todos os municípios tenham médicos credenciados, mas inicialmente 21 locais terão unidades regionais de Perícia, pois é um processo que precisa ser implantado gradativamente”, explica Carlos Batalha.

As novas unidades serão implantadas em Montanha, Pedro Canário, Ecoporanga, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Linhares, Baixo Guandu, Aracruz, Santa Teresa, Serra, Cariacica, Vitória, Vila Velha, Viana, Iúna, Castelo, Guarapari, Alegre, Iconha, Marataízes e Mimoso do Sul.

Atualmente, a Perícia Médica do Estado já dispõe de unidades regionais em Cachoeiro de Itapemirim, São José do Calçado, Afonso Cláudio, Colatina, São Mateus e Barra de São Francisco.

Confira o endereço das unidades regionais já existentes no Estado:

Regional de Cachoeiro do Itapemirim (Prédio do INSS)
Médico: Dr. José Luiz Afonso
Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 116 / 4º andar
Cachoeiro de Itapemirim-ES - CEP: 29.300-150

Regional de Barra de São Francisco
Médico: Dr. Alcy Sathler Guerra
Endereço: Hospital Drª Rita de Cássia
Rua Prefeito Manoel Gonçalves, 825 (centro)
Barra de São Francisco-ES - CEP: 29.800-000

Unidade Sanitária de Afonso Cláudio
Médica: Drª Vanda Suely Fontes Vieira da Silva

Tel. 3735-4000 (Posto de Saúde)
Endereço: Praça Aderbal Galvão, 230 – Centro
Afonso Cláudio-ES – CEP: 29.600-000

Regional de São José do Calçado
Médico: Dr. Aloisio Tinoco de Siqueira Filho
Endereço: Hospital São José do Calçado
Rua Dr. José Fernades Medina , s/nº - Centro - CEP: 29.470-000

Regional de Colatina

Médico: Zelber Renato Ferrari
Endereço: CRE-Colatina
Rua Aroldo Antolini, s/nº
Bairro Esplanada – Colatina-ES - CEP: 29.702-008

Regional de São Mateus

Médico: Dr. Edalmo Colodette Santos Tel. (027) 3773-7505

Endereço: Rua Otavarino Duarte Santos, s/nº
Bairro Parque Washington – São Mateus-ES - CEP: 29.930-000

Decreto 1829-R

Vale destacar que o projeto de implantação de novas unidades regionais de Perícia Médica nos municípios do Estado atende ao Decreto nº1829-R, publicado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) no dia 4 de abril deste ano, que autoriza o Instituto a realizar o credenciamento de médicos peritos em todos os municípios capixabas.

O decreto estabelece também novas exigências e critérios para o afastamento de servidores em virtude de licença para o tratamento de doença, licença por acidente em serviço ou doença profissional, licença gestação, no âmbito da Administração Pública Estadual.

Os interessados podem acessar a íntegra do Decreto no site do IPAJM – www.ipajm.es.gov.br - no link “Legislação” – Decretos.

Perícia

Os servidores estaduais que precisarem utilizar os serviços de perícia médica devem fazer agendamento prévio pelos telefones (27) 3334-4899 ou 148. As perícias realizadas são para fins de aposentadoria por invalidez, isenção de Imposto de Renda, inclusão de dependente incapaz, licenças médicas entre outros tipos.

Assessoria de Comunicação/IPAJM
Carolina Paixão