“Pai e mãe, ouro de mina. Coração, desejo e sina. Tudo mais, pura rotina, jazz”. A música Sina, famosa na voz de Djavan, é a preferida da universitária Leylane Cristiny Galvão Santana, 18 anos, na hora de soltar a voz no coral Algazarra – Arte e Coral. Já para o jovem guitarrista Lucas Assunção, 20 anos, a canção preferida e que não sai do seu repertório é “Meus Próprios Meios” da banda Oficina G3. Além da música, eles têm muito em comum: são estagiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) e revelam no Dia do Estagiário os seus talentos.
A data referente ao Dia do Estagiário, 25 de setembro, foi instituída pela Lei Estadual nº 9.170/2009, de acordo com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Para o presidente executivo do IPAJM, José Elias do Nascimento Marçal, a descoberta dos talentos é positiva e a homenagem aos estagiários é merecida, pois são jovens que se propõem a colocar em prática o conhecimento adquirido na sala de aula e aprender a se relacionar com profissionais do mercado de trabalho. “É bom saber que eles possuem outras habilidades que vão além do estágio. A música e arte estimulam a criatividade, as relações pessoais. Já o estágio é uma ótima experiência para quem planeja a carreira após a vida acadêmica. Por isso, parabenizo a todos pela data de hoje”, disse Marçal.
O dia passa rápido para a estagiária Leylane Santana que faz parte da equipe do gabinete executivo do IPAJM. Pela manhã, a estudante cursa o segundo período de Administração em uma faculdade. Durante a semana, a pausa para o almoço é corrida, pois, à tarde, ela cumpre o estágio no instituto. Acabou? Não, tem mais. Nem bem o sol se põe, ela arruma novamente a mochila e vai de noite para aula no curso técnico de Administração. Essa vida agitada tem uma trégua aos sábados, das 14h às 17horas para os ensaios do coral.
“Gosto muito do curso de Administração e estagiar na área é importante para adquirir novos conhecimentos. Mas, divido meu tempo de estudos com os ensaios do coral, que faço parte desde os 7 anos. Comecei fazendo aulas de Música e depois passei a ensaiar junto com o coro. Gosto de cantar em grupo estilos diferentes como bossa, um pouco de música erudita, pop e música sacra. Já nos apresentamos em eventos junto com a banda da Polícia Militar e até em outros estados. Foram oportunidades boas, pois a música nos leva a conhecer coisas novas”, falou a estagiária.
Com uma rotina mais tranquila, o estagiário da Subgerência de Administração Geral (SAG) e guitarrista Lucas Assunção não esconde a paixão pela música. “Comecei a aprender a tocar guitarra aos 10 anos e sozinho. Sempre gostei de rock, tinha muita vontade de tocar e fui tentando. O tempo foi passando, fiz parte de algumas bandas de rock dos meus amigos. Hoje sou guitarrista da banda “O Livro” que toca rock evangélico e sou muito feliz. Já nos apresentamos em igrejas, praças, ruas e em um teatro. Todos os dias passo pelo menos de 30 minutos a uma hora ensaiando. Atualmente consigo conciliar a Administração e a música, mas no futuro quero seguir a carreira com minha banda”, disse o estagiário.
Assunção é aluno do terceiro período do curso técnico de Administração e há sete meses faz estágio no IPAJM. “A experiência tem sido produtiva e dentro das minhas expectativas. Sou uma pessoa tranquila, mas no ambiente profissional tenho aprendido a ter paciência e entender as relações pessoais. Isso é muito importante para alcançar bons resultados no mercado de trabalho, pois não basta somente ter o conhecimento técnico. É preciso ir além”, completou.