14/11/2012 21h19 - Atualizado em 04/05/2016 15h17

Mais de 2 mil profissionais participam das atividades em comemoração ao Dia do Servidor

O vice-governador Givaldo Vieira deu início à programação salientando que os servidores são a “alma do Estado”. "É de extrema importância este momento de comemoração, reconhecimento e confraternização por tudo que os profissionais significam e desenvolvem para os capixabas. O Governo se compromete a continuar focado na estruturação das diversas carreiras, capacitação e adequação dos ambientes de trabalho, já que o cidadão do Espírito Santo também será beneficiado diretamente", declarou.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araújo, destacou as ações desenvolvidas em 2012 no eixo estratégico de Valorização do Servidor e Melhoria da Gestão Pública. “Sem o esforço de cada servidor não há política que sustente o Governo de pé. Foi pensando nisso que criamos, em agosto deste ano, a Nova Política de Gestão de Pessoas, que beneficiou, inicialmente, mais de 16 mil servidores. Criamos ferramentas para valorizar cada vez mais o servidor que se dedica e se capacita para aumentar a eficiência de seu trabalho”, enfatizou.

Marina da Silva e Luiza dos Santos, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participaram do evento pela primeira vez. Segundo Marina, a festa surpreendeu a todos. “Estou gostando bastante. As atrações são muito interessantes e esta é uma oportunidade única para conferi-las de perto”, explicou a servidora.

Jorge Jacinto Júnior, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), lembrou da importância do evento para a integração entre os servidores. “É uma chance muito boa de encontrar profissionais de diferentes áreas, compartilhar experiências, além, é claro, de podermos conferir boas atrações num ambiente descontraído”, detalhou o servidor, há seis anos no Governo, mas que participa da festa pela primeira vez.

Programação:

Durante toda a tarde, os servidores participaram de uma programação repleta de atividades, a começar pela apresentação do Coral VozES, formado por servidores do Estado. O grupo, que se apresentará em shoppings e igrejas neste fim de ano, trouxe reflexão aos servidores com canções que versaram sobre a paz e o Natal.

A Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) também animou o evento, com músicas de filmes e desenhos animados. E no mesmo humor, a programação seguiu com a palestra motivacional “O sorriso é a fonte da vitória”, com o humorista Rossini Macedo (Tonho dos Couros), integrante da Escolinha do Gugu, da Rede Record.

Ao final da tarde, a Banda da PM recepcionou o governador Renato Casagrande para a cerimônia de encerramento. O governador parabenizou os servidores pela data e ressaltou o compromisso do Governo Estadual em valorizar cada vez mais os servidores públicos.

“Por mais que um governador faça pelo seu Estado, ele precisa contar com todo o apoio dos seus servidores, que são as peças-chave para a implantação das políticas públicas, para que os programas e projetos sejam colocados em operação, e tenham sucesso. É uma tarefa difícil de todos nós, que exige esforço, vocação, mas que nos enche de alegria, de entregar esse produto, exclusivo da gestão pública, que é levar a alegria, a qualidade de vida para os cidadãos”, disse o governador.

Após a cerimônia de encerramento, os servidores conferiram ainda os shows com as bandas Fames Pop Band e In Fames.
Realização

A programação especial é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em comemoração ao Dia do Servidor público, comemorado no dia 28 de outubro.

O objetivo do evento é valorizar os profissionais do Governo, mostrando a importância do trabalho e da dedicação presentes nos serviços fundamentais para a qualidade de vida dos capixabas. A ação é uma realização da Seger como parte dos projetos do eixo estruturante “Melhoria da Gestão Pública e Valorização do Servidor”.

Investimentos:

Os investimentos feitos pelo Governo do Estado estão alinhados à Nova Política de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Estadual, ferramenta criada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos neste ano – e que já beneficiou mais de 16 mil servidores.

A Nova Política traz à gestão pública critérios modernos de meritocracia, estabelecendo critérios técnicos para promoção e progressão remuneratória. Em alguns casos, o servidor que apresentar bom desempenho e buscar capacitar-se conseguirá reajustes que chegam a 15%.

“Hoje, temos um excelente perfil de servidor no Estado. São profissionais esforçados, que buscam a capacitação e a inovação constante no serviço público. O Governo do Espírito Santo entende que estes servidores são os principais atores para a melhoria da Gestão e por isso tem buscado a valorização destes trabalhadores”, explicou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araújo.

Para garantir o contínuo desenvolvimento pessoal dos servidores, o Governo do Espírito Santo, por meio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), tem promovido cursos e capacitações direcionados para as necessidades do Estado. No primeiro semestre deste ano, foram mais de 13 mil servidores capacitados – entre profissionais do Estado e de 17 prefeituras.

Fonte: www.es.gov.br