Aproximadamente 2.100 beneficiários do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) devem efetuar o recadastramento no órgão até esta sexta-feira (29). Do total de convocados, 4.470 pessoas, cerca de 2.400 já participaram do cadastro, ou seja, aproximadamente 54%.
A atualização cadastral teve início no dia 11 deste mês e, neste ano, os beneficiários precisam realizá-la no mês de seu aniversário. O recadastramento pode ser feito de duas formas: pela Internet, no site www.ipajm.es.gov.br, ou pessoalmente na sede Instituto.
“As pessoas devem ficar atentas ao prazo, pois o benefício pode ser suspenso caso o recadastramento, que é obrigatório, não seja realizado”, alerta o presidente executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina.
Para melhor entendimento, o gerente Administrativo do Instituto, Mário Marques Alcofra, exemplifica um caso. “O aposentado José (nome fictício) faz aniversário no mês de agosto. Ele poderá se recadastrar pela Internet nos meses de: fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto. Isso significa que seu cadastro pode ser atualizado pela Internet nos meses que antecedem o mês de seu aniversário e no próprio mês em que nasceu”, comenta Mário.
Além disso, o gerente explica que “José só poderá vir ao IPAJM fazer o cadastro presencial no mês de agosto, mês de seu aniversário”, finaliza.
Cadastro – pessoalmente no IPAJM
O beneficiário que optar por fazer o cadastro no Instituto deve comparecer ao setor de recadastramento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 horas às 17h30, munidos dos originais da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência atual (conta de água, luz ou telefone).
“Os beneficiários que vierem ao IPAJM fora do seu mês de aniversário não serão recadastrados, pois a divisão, por mês, objetiva organizar e agilizar o atendimento de modo que o cadastro possa transcorrer sem problemas para os nossos segurados”, ressalta o gerente Administrativo do IPAJM.
Cadastro pela Internet
Para fazer o cadastro via Internet, o beneficiário deve entrar no site do IPAJM – www.ipajm.es.gov.br - e acessar o link “Recadastramento”. O segundo passo é clicar no link “Faça aqui o seu recadastramento” e inserir o login e a senha que estão impressos no final da carta já encaminhada aos beneficiários. Em seguida, é necessário conferir todos os dados fornecidos no formulário e confirmar o procedimento, pois só assim o recadastramento será realmente concluído.
“O interessado em realizar o cadastro pela internet que tenha dúvidas, é só entrar no site do Instituto, no banner Recadastramento, onde está disponível um manual com todas as informações, passo a passo”, disse o gerente do Núcleo de Tecnologia e Informação, Gilmar Pereira dos Santos.
Vale destacar que os beneficiários do Ministério Público/ES e do Tribunal de Justiça/ES, excepcionalmente, terão que comparecer ao IPAJM, na data de seu aniversário, para efetuar o seu recadastramento. Esses não poderão efetuar a atualização cadastral pela Internet, pois o acesso a essa opção só é permitido para aqueles que recebem pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIARHES) e possuem acesso ao Portal do Servidor, utilizando seu número funcional e uma senha que já foi fornecida por meio de correspondência encaminhada aos segurados.
É importante ressaltar que os objetivos do recadastramento são atualizar o cadastro do IPAJM e cumprir o que está previsto no artigo 14 da Lei Complementar Estadual nº 282/2004, que obriga o beneficiário do IPAJM a se recadastrar periodicamente sob pena de suspensão do pagamento.
Para obter outras informações, é só entrar em contato pelos telefones: 0800-2832998 ou 3350-6600.
Informações à Imprensa:
Beneficiário, para conferir o período do seu cadastro, clique no arquivo abaixo: PERÍODO RECADASTRAMENTO.