Chegou a hora de aposentados e pensionistas ligados aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas atualizarem seus dados cadastrais durante o Recadastramento 2014 do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). A partir desta segunda-feira (17) até 14 de setembro, os beneficiários devem ficar atentos ao cronograma de participação e comparecer às agências do Banestes em todo o Estado ou à Central de Atendimento do Instituto.
A atualização dos dados é obrigatória e evita a suspensão do pagamento do benefício. O participante deve observar as datas estabelecidas para o atendimento a partir da letra inicial do nome do aposentado ou do pensionista e se dirigir à agência do Banestes próxima a sua residência.
Na ocasião, a orientação é ter em mãos um documento de identificação original com foto, número do CPF, número funcional e levar um comprovante de residência.
O presidente executivo do Instituto José Elias do Nascimento Marçal frisa que o recadastramento é importante para o bom funcionamento do Regime Próprio de Previdência, já que permite a atualização de dados e garante a comunicação direta com o aposentado e o pensionista. “Temos hoje no Estado 34 mil pessoas ligadas ao Regime Próprio de Previdência no Estado. São 27 mil ex-servidores dos três poderes, além de Ministério Público e Tribunal de Contas, e 7 mil pensionistas”, disse Marçal.
Marçal destaca que o Instituto possui aposentados e pensionistas que moram em outros estados e até fora do país. “Os segurados e beneficiários que se encontram nesta situação não terão impedimento para participar do Recadastramento, já que terão a partir do dia 15 de março à disposição no site do IPAJM (www.ipajm.es.gov.br) um formulário para registrar seus dados. O documento deverá ser preenchido, assinado, ter o reconhecimento de firma por autenticidade e, caso seja necessário, ter cópias de documentos anexadas. Em seguida, deve ser enviado por correspondência para o endereço do IPAJM com assunto: Recadastramento e com aviso de recebimento”, explicou o presidente.
Aposentados e pensionistas que residem no Estado, mas que por questões de saúde estão impossibilitados de se locomover, podem entrar em contato com o Instituto por meio do telefone 27 3636-4242 ou de formulário, disponibilizado no site do órgão, e solicitar a visita domiciliar.
Servidores que deram entrada no processo de aposentadoria, já estão afastados de suas atividades funcionais e aguardam a publicação no Diário Oficial do Estado (DIO-ES) da concessão do benefício devem participar do Recadastramento 2014.
Vale destacar que o beneficiário que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido terá o pagamento de seu benefício suspenso até que seja regularizada a situação.
Para que todos tenham conhecimento do conteúdo relativo ao Recadastramento 2014, o Instituto disponibiliza o texto na íntegra da Portaria Nº 005-R de 12 de fevereiro de 2014, que regulamenta esta ação, em anexo.
Informações à Imprensa:
Cronograma do Recadastramento 2014
Nomes iniciados com:
A até E
Início do Recadastramento: 15/03/2014
Final do Recadastramento: 14/05/2014
F até M:
Início do Recadastramento: 15/05/2014
Final do Recadastramento: 14/07/2014
N até Z
Início do Recadastramento:15/07/2014
Final do Recadastramento: 14/09/2014