Celeridade e interação no atendimento ao cidadão. Essas são as principais características da nova ferramenta de trabalho da Ouvidoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). Trata-se do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública- TAG, que está disponível neste site, no link Ouvidoria, localizado à esquerda da página.
Com esse novo instrumento, a pessoa além de fazer o registro das demandas on-line, por meio de formulário eletrônico, pode acompanhar o andamento das mesmas, via internet, tendo apenas uma senha e um número de atendimento em mãos. Esses códigos são gerados após o envio das manifestações, entre elas, sugestões, informações, denúncias e elogios.
“Toda vez que o solicitante entra no TAG e registra alguma manifestação, o sistema automaticamente emite códigos de atendimento (senha e número atendimento), que devem ser guardados pelo cidadão para que ele possa utilizá-los quando for acompanhar o trâmite de sua manifestação”, ressalta a ouvidora do Instituto, Rachel Edel Donato.
Também é possível, com esses códigos, encaminhar novos dados à Ouvidoria referentes a uma demanda já registrada, com objetivo de complementá-la e passar mais informações que ajudem o setor a resolver e concluir a manifestação.
Na oportunidade, Rachel lembra que as demandas recebidas pela Ouvidoria passavam por um procedimento manual de triagem, por e-mail, que era demorado, e em seguida eram remetidas aos setores competentes do Instituto. “Agora, com esse sistema moderno de gestão da informação os devidos encaminhamentos são efetuados de maneira dinâmica, moderna, segura e com muito mais rapidez”, garante a Ouvidora.
Destaca-se que a aquisição do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública TAG foi possível devido a um termo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e o Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Comunicação Social, com interveniência da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia.
Como utilizar o TAG
O interessado em fazer uma manifestação junto à Ouvidoria do Instituto, pela internet, deve acessar o link Ouvidoria, situado no menu à esquerda dessa página. Em seguida, é necessário clicar no item referente ao formulário eletrônico, para preenchê-lo.
Caso a pessoa não queira se identificar, por exemplo, em casos de denúncias, basta marcar a opção “desejo o anonimato”.
Outras formas de atendimento
Além do TAG, o acesso ao IPAJM, por meio da Ouvidoria, pode ser realizado presencialmente, das 9h às 16h30, na própria sede da autarquia, localizada na Avenida Cezar Hilal, no bairro Santa Lúcia, e por telefone, nesse mesmo horário, pelos números 0800-2832998 e (27) 3636-4195.
Ouvidoria IPAJM
A Ouvidoria do IPAJM é uma ferramenta disponível aos cidadãos, para sugestões, reclamações, elogios, críticas, denúncias e informações. Cabe ao setor analisar todas as demandas e encaminhá-las ao setor responsável, acompanhando-as até que a pessoa tenha sua solicitação respondida. A Ouvidoria também sugere mudanças aos gestores, visando o aprimoramento da prestação de serviços e adequado atendimento ao cidadão.