30/09/2007 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h10

Ouvidoria do IPAJM participa de encontro dos Ouvidores Públicos do País

A Ouvidoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM) marca presença no 3º Encontro de Ouvidorias Públicas, que reuniu ouvidores federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil organizada.

Com o tema “A construção da Ouvidoria pública no Brasil”, o evento, realizado nos dias 27 e 28 de setembro, discutiu a função da Ouvidoria para a população e incentivou a criação de unidades nas regiões brasileiras.

“O encontro foi importante por trazer o fortalecimento e o conhecimento dessa ferramenta que viabiliza o aumento da ação participativa da população, que está sempre ansiosa por participação, mas que muitas vezes, falta oportunidade”, disse o ouvidor do IPAJM, Rodrigo Luiz Rigoni.

Os beneficiários e segurados do IPAJM contam com uma Ouvidoria há cerca de 30 dias. A implantação desse setor só foi possível devido às mudanças na estrutura organizacional do órgão, criadas pela Lei Complementar nº. 402 de 19/07/07.

O Ouvidor

No desempenho de suas atribuições, o ouvidor, entre outras ações, é responsável por receber dúvidas, denúncias, elogios, reclamações e sugestões, bem como atuar em ações que visem a melhoria dos serviços prestados e a proteção dos direitos dos usuários destes serviços.

A Ouvidoria é um dos muitos mecanismos utilizados pelos órgãos para aproximar-se de sua clientela, conhecer suas necessidades e opiniões sobre a organização.

“Considero a Ouvidoria um mecanismo real, moderno e muito democrático”, disse o presidente-executivo do IPAJM, Rômulo Augusto Penina. Segundo ele, “a criação de uma Ouvidoria é uma maneira efetiva de demonstrar comprometimento e disposição em assumir compromissos”, afirma.

Competência

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.

Serviço:
A ouvidoria está localizada no terceiro andar do prédio aos fundos do IPAJM e o atendimento ao público é realizado das 12h30 às 17h30.

Formas de atendimento:
No IPAJM: na sala do ouvidor
Por telefone/fax – 3322-1342
Site IPAJM – www.ipajm.es.gov.br, link “Ouvidoria”
Envio de e-mail – ouvidoria@ipajm.es.gov.br
Carta - Avenida Vitória, 2365 - Consolação – Cep: 29053360- Vitória – ES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard