16/06/2009 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h12

Perícia Médica do Estado completa 5 anos de serviços prestados aos servidores no IPAJM

A Perícia Médica do Estado completa, neste mês, cinco anos que foi transferida para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM). Esse serviço está sendo realizado em novo local com instalações ampliadas e confortáveis para receber o segurado. Por isso, os servidores efetivos, os aposentados e os pensionistas estaduais que forem encaminhados para inspeção médica devem se dirigir à Rua Desembargador José Batalha, 121, no Bairro Consolação, em Vitória. Antes dessa mudança, os atendimentos eram realizados na sede do próprio Instituto.

Diariamente, cerca de 80 servidores do Estado passam pela Perícia Médica. As inspeções realizadas são para fins de licença da própria saúde, licença para acompanhar pessoa da família, licença gestação, exame admissional, afastamentos definitivos por invalidez, inclusão de dependente incapaz, dentre outras demandas.

Histórico

A transferência dos serviços da Perícia Médica para o IPAJM se deu, em 2004, com a implantação da Lei Complementar nº. 282, que fez com que essa autarquia assumisse a responsabilidade de gestor único do Sistema Previdenciário do Estado. Vale destacar que, anteriormente, esse setor funcionava na sede da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

No início de suas atividades, a perícia tinha poucos médicos em seu quadro de pessoal para desempenhar o trabalho pericial. Assim, a Instituição, preocupada em fornecer melhor atendimento e agilidade nos serviços prestados, buscou parceria com secretarias e órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e polícias Militar (PM) e Civil (PC), para que outros médicos fossem integrados à equipe.

Atualmente, a perícia médica conta com uma equipe multidisciplinar da qual estão inseridos médicos, assistentes sociais, psicólogo e servidores administrativos.

Análise de Acidente em Serviço e Doença Ocupacional

Desde o início da gestão da perícia médica existe uma comissão especial para analisar, caracterizando ou não, os casos de Acidente em Serviço e Doença Ocupacional. Trata-se da Comissão Especial de Análise de Acidente em Serviço e Doença Ocupacional do IPAJM, que é composta por dois médicos peritos, um assistente social e um técnico administrativo.

“Com a análise biopsicosocial, trabalho realizado por diversos profissionais da comissão especial, obtemos maior segurança e consistência aos laudos emitidos e avaliamos o servidor em todos os seus aspectos. Com certeza, esse trabalho representa um ganho para o setor”, disse a gerente de Perícia Médica, Dora Martins Cypreste.

Atendimento

Os servidores estaduais que precisarem utilizar os serviços da perícia devem agendar previamente a inspeção médica pelos telefones 3357-0144 ou 155.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
3332-4603
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard