O início será às 6h30, no bairro Santo Antônio, onde as equipes vão se dividir para limpar a baía de Vitória e o manguezal. O trabalho vai durar até o meio-dia, com encerramento no bairro Resistência, próximo à Unidade de Transbordo, situada na rua São Sebastião.
A ação será integrada entre as secretarias de Serviços (Semse) e Meio Ambiente (Semmam) e vai remover resíduos sólidos e entulhos, além de eliminar os focos de transmissores de doenças causadas por acúmulo de lixo. "Essa mobilização pretende ainda sensibilizar a comunidade em geral para o problema causado pelo depósito irregular de resíduos sólidos", disse o secretário de Serviços, Alex Mariano.
Será envolvida uma equipe de 160 garis, que vão se dividir em grupos para cobrir os bairros de Maria Ortiz, Resistência, Andorinhas, São Pedro, Inhanguetá e Conquista.
Importância:
As áreas dos manguezais atingem uma extensão de 18 km² e englobam Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra. Esses locais têm grande importância para a comunidade residente no entorno que consome ou vende mariscos e peixes. Para garantir a sobrevivência dos manguezais, é necessária a preservação dessas áreas.
As equipes de limpeza vão percorrer toda a extensão da baía e manguezais acessíveis por terra, efetuando a retirada de resíduos sólidos e entulhos.
Todo material coletado na ação será levado para a Unidade de Transbordo de Vitória para levantamento da pesagem, triagem e destino no aterro sanitário.
Fonte: www.vitoria.es.gov.br