02/05/2013 12h07 - Atualizado em 04/05/2016 15h18

Prestação de contas: Governador destaca avanços no ES

Casagrande chegou à sede do Legislativo Estadual por volta das 14h40 e foi recebido pelo presidente Theodorico Ferraço. Do gabinete da Presidência, foi conduzido ao Plenário para a Sessão Especial por uma comissão de deputados selecionada pelo presidente Ferraço.

É com muita satisfação que volto a esta Casa para compartilhar com os ilustres deputados e deputadas – e com todos os capixabas – as conquistas que já consolidamos na gestão do Estado e as transformações promovidas pelos programas e projetos que se encontram em execução, afirmou o governador no inicio de seu pronunciamento.

A Prestação de Contas faz parte das atribuições do governador do Estado, prevista na Constituição Estadual, no inciso XVIII do Art. 91.

Como determina nossa tradição democrática, estamos colocando à disposição dos senhores e senhoras parlamentares um relatório detalhado dos investimentos, programas e ações que o Governo do Espírito Santo vem executando, disse.

Durante quase uma hora, o governador discorreu sobre os mais variados temas inerentes ao Executivo Estadual, detalhando o momento histórico vivido pelos capixabas, bem como os principais números concretizados de obras, programas e projetos da gestão.

O governador lembrou que no ano de 2012 o total de investimentos públicos chegou à marca de R$ 1,4 bilhão e que, em 2013 e 2014, o número alcançará a marca histórica de R$ 2 bilhões.

Saúde, educação, trabalho, renda, infraestrutura, agricultura, esportes, lazer e segurança foram alguns dos tópicos que fizeram parte dos destaques do governador em seu pronunciamento.

Em seguida, o presidente da Casa deu segmento à Sessão, abrindo espaço para a participação dos deputados, que puderam se manifestar, com perguntas ou observações sobre o trabalho da gestão, direcionados ao governador.

Relatório:

O governador também apresentou aos deputados estaduais uma nova publicação, elaborada pela equipe da Secretaria de Planejamento do Governo, chamada Novos Caminhos, que elenca as principais realizações da gestão em 2012.

Muitas informações contidas nesse relatório já são do conhecimento desta Assembleia, porque a transparência e o trabalho em parceria constituem valores dominantes em nossas iniciativas e decisões, explicou.

Novo Estado:

O governador encerrou seu discurso dizendo estar convencido de que o povo capixaba reúne hoje as melhores qualidades exigidas de um Estado que deseja crescer e se modernizar rapidamente.

Casagrande afirmou que esse Novo Estado irá surpreender os pessimistas em causa própria, diretamente responsáveis pela estagnação que durante anos se abateu sobre o Espírito Santo.

Esse é o horizonte que projetamos para um Estado que já sofreu demais, esperou demais e tem hoje sólida determinação e a mais serena confiança em si mesmo, em sua capacidade e em suas instituições públicas. Um horizonte que está ao alcance das nossas mãos, porque foi construído com os sonhos, o trabalho, a dedicação e a paixão de todos nós, concluiu.

A Sessão de Prestação de Contas foi acompanhada por 28 deputados, secretários de Estado, subsecretários, gerentes do Governo, prefeitos, pelo presidente do Tribunal de Contas, pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, vereadores, por deputados federais, dirigentes de órgãos, movimentos sociais, sindicatos, população, servidores públicos e pela imprensa.

Fonte:www.es.gov.br